segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Viva a Rivalidade!

Imagem extraída de http://italy2014.fivb.org/



A partida entre Brasil e Sérvia não valia muita coisa, afinal as duas equipes já estavam classificadas para a segunda fase e a disputa era apenas pela liderança do Grupo B, o que ofereceria a seu detentor algumas vantagens na próxima etapa.

O jogo, no entanto, foi bastante disputado. Os treinadores optaram por mandar suas equipes titulares e nenhum dos dois times estava disposto a perder. O nervosismo dos técnicos e das jogadoras era evidente do primeiro ao último minuto de jogo. O resultado foi uma grande partida, com os nervos e a rivalidade à flor da pele.

As equipes deram o sangue em quadra em um jogo equilibrado e cheio de ralis, mas contaram bastante com os erros adversários. O Brasil errou muito no primeiro set, principalmente no bloqueio e na recepção, enquanto as sérvias eram mais agressivas e forçavam mais o ataque, levando a equipe balcânica a abrir 1x0 com parcial de 26/24.

Nas duas parciais seguintes, a Sérvia até começou bem, mas cometeu muitos erros de ataque. As sérvias pareciam bastante desconcentradas e perdiam algumas bolas fáceis. O Brasil acertou o bloqueio e nossas meninas fizeram mais pontos de ataque, embora tenham forçado pouco neste fundamento. Com isso, o Brasil virou para 2x1, com parciais de 25/21 (2º set) e 25/19 (3º set).

Na última parcial, a Sérvia voltou a crescer mas o Brasil logo assumiria a liderança no placar, levando o treinador Zoran Terzić à loucura. Na metade final, contudo, o Brasil sofreu um "apagão", cometeu uma grande sucessão de erros e permitiu que as rivais do Leste Europeu encostassem. Fernanda Garay deu números finais à partida ao fechar o 4º set em 25/23. Tijana Bošković foi a maior pontuadora da partida, com 24 pontos, enquanto a ponteira Jaqueline a central Thaísa foram as maiores pontuadoras pelo Brasil com 16 pontos cada.

O Brasil, com o resultado, manteve-se invicto na primeira fase com 14 pontos somados, três sets perdidos (dois contra a Turquia e um contra a Sérvia) e levará uma boa vantagem para a segunda fase no Grupo F.



Imagem extraída de http://italy2014.fivb.org/



A vantagem conquistada vem a calhar, pois o Brasil enfrentará um verdadeiro "grupo da morte" na segunda fase, com Estados Unidos, Rússia, Holanda e Cazaquistão. As já conhecidas Sérvia, Bulgária e Turquia também integram a chave, mas não enfrentam o Brasil em confronto direto por já terem cruzado com nossas meninas na primeira fase. As russas e norte-americanas dispensam comentários, enquanto a Holanda tem potencial para surpreender. O Cazaquistão merece respeito por ser uma seleção do Leste Europeu, lembrando que os ex-países socialistas investiam (e ainda investem) pesado no esporte como forma de se projetarem.

O primeiro adversário será o Cazaquistão, em Verona. O duelo ocorrerá na quarta-feira, dia 1º de outubro, às 15:00h (horário de Brasília). Esta fase ainda será na fórmula de pontos corridos.

Parabéns pela campanha invicta, Brasil! E boa sorte na próxima fase!



Imagem extraída de http://italy2014.fivb.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário