sexta-feira, 5 de setembro de 2014

O Certo e o Incerto

Imagem extraída de https://www.facebook.com/cruzeirooficial/



Quem acreditava que as partidas de volta da Copa do Brasil e da Copa Sulamericana dariam a "lógica", acabou pagando pela língua em muitas delas.

Esperava-se que Cruzeiro, Fluminense e Atlético-MG avançariam. Botafogo, Flamengo, Atlético-PR e Internacional cairiam fora. São Paulo e Corinthians possuíam chances moderadas de avançarem, uma vez que haviam perdido pela diferença mínima e teriam o mando da volta a seu favor.

Raposa, Galo, Timão e Tricolor corresponderam às expectativas. Jogaram no ataque, tiveram domínio do jogo e não deram sopa para o azar. Conquistaram suas vagas com méritos. E, detalhe, todos entraram em campo desfalcados por causa dos jogos das seleções. Como podem a CBF e a CONMEBOL marcarem partidas em datas FIFA, reservada para amistosos e jogos classificatórios?

Inter e Furacão não conseguiram reverter suas desvantagens e acabaram eliminados de suas respectivas competições. Resta tentar a sorte no Brasileirão.

Mengo e Fogão conseguiram reverter desvantagens inacreditáveis. O Rubro-Negro devolveu o placar de 3x0 contra o Coritiba e se garantiu nos pênaltis. O Glorioso, que perdeu o jogo de ida por 2x1, estava perdendo a partida de volta por 2x0 mas conseguiu uma virada espetacular para 4x3 sobre o Ceará. Ambas as partidas, contudo, foram marcadas pelas arbitragens polêmicas.

O Flu, por fim, acabou sendo eliminado para o Goiás. Havia vencido a partida de ida por 2x1, mas foi derrotado na volta por 1x0 e acabou fora pelo saldo de gols fora de casa. E eu havia escrito em outro post que a vantagem por 2x1 era perigosa.

Os desfechos destas partidas ensinam lições valiosas aos times no mata-mata: deve-se sempre buscar o resultado positivo tanto no jogo de ida quanto no de volta, de preferência com placares confortáveis. Foi o que o Cruzeiro fez ao trucidar o Santa Rita na ida e depois "matar" o jogo da volta ao abrir 2x0 na casa dos rivais. Tricolor e Timão ganharam bem nas partidas de volta, mas poderiam ter dado menos sustos ao torcedor, afinal ambos são muito mais times que o Criciúma ou o Bragantino. O Coxa havia feito 3x0 sobre o Mengo, mas se esqueceu que havia mais 90 minutos e acabou levando o castigo.

O certo pode ser incerto no futebol, como foi demonstrado em algumas das partidas mencionadas.



Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo- https://www.facebook.com/saopaulofc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário