domingo, 28 de setembro de 2014

Existe Basquete Feminino no Brasil?

Imagem extraída de https://www.facebook.com/BasqueteCBB/



Calma! Não estou desmerecendo a qualidade ou o empenho de nossas atletas da Seleção Feminina de Basquete!

O que eu questiono com o título é a divulgação tímida, talvez inexistente, do basquete feminino no Brasil. Não tenho notícias a respeito dos campeonatos regionais ou nacionais da modalidade. Não tenho conhecimento dos nomes dos times ou das atletas que atuam em nosso país. Eu, sequer, consigo escalar de cabeça a nossa Seleção, bem como afirmar quem são os destaques do time que está representando o nosso país no mundial.

O basquete brasileiro já viveu dias melhores. No caso da Seleção Feminina, isso não faz muito tempo. Tivemos uma geração espetacular há cerca de vinte anos atrás, protagonizada por Hortência, Paula, Branca, Janeth, Marta e outras feras. Essa grande equipe realizou grandes façanhas nos anos 90, quando conquistaram nosso primeiro e único título mundial em 1994 e a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta (Estados Unidos) em 1996.

Os grandes feitos, infelizmente, ficaram apenas na memória do torcedor que presenciou tudo isto. O tempo passou, nossas grandes atletas tiveram de se aposentar e não houve um projeto para dar continuidade àquela geração. Mais do que isso, as gestões ruins e as desavenças políticas na administração fizeram o nosso basquete praticamente cair no esquecimento. Nossos ex-atletas vêm fazendo o possível para reerguer a modalidade e despertar novamente o interesse do brasileiro na categoria, mas ainda há muito a ser feito.

O basquete masculino ainda tem algum espaço na mídia, mas o feminino, infelizmente, tem uma divulgação ainda mais restrita. Não tenho sequer notícias a respeito do desempenho dos times nos campeonatos nacionais.

O mundial, diante deste cenário desolador, é a chance para que nossas atletas tenham algum espaço na mídia e, com isso, possam chamar a atenção de que temos baquete feminino no Brasil. Mais do que isso, um bom desempenho na competição atrairia investimentos de patrocinadores e do governo para que o basquete feminino possa se reerguer e sonhar com o retorno dos nossos dias de glória.

O caminho, no entanto, não será fácil. A Seleção estreou com derrota diante da República Checa. As atletas do Leste Europeu não tiveram nenhuma dificuldade de se impor em quadra e, praticamente, não deram chances para as brasileiras jogarem. Mais uma demonstração de como nosso basquete está atrasado em relação aos outros países.

Estou na torcida para que nossas meninas façam um bom mundial e possam recolocar o basquete feminino novamente em nosso mapa, mas ainda há muito a ser feito...



Imagem extraída de https://www.facebook.com/BasqueteCBB/

Nenhum comentário:

Postar um comentário