segunda-feira, 8 de setembro de 2014

O Futebol Brasileiro Ainda Tem Salvação. Ou Será que Não?

Imagem extraída de https://www.facebook.com/cruzeirooficial/



Acabou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro 2014. E deu a lógica, com o Cruzeiro faturando o título simbólico do primeiro turno. Futebol bonito, ofensividade, um bom treinador e opções no banco fazem a Raposa sobrar na competição. E os rivais, ainda presos a ideias ultrapassadas, facilitam ainda mais o trabalho dos mineiros na conquista iminente do bicampeonato.

O Cruzeiro, por sinal, mostrou novamente a força de seu banco ao brigar com o Fluminense de igual para igual mesmo sem Éverton Ribeiro ou Ricardo Goulart, ambos servindo à Seleção Brasileira. Ambos os times protagonizaram uma das melhores partidas já vistas nos últimos anos na competição. Isso acontece quando os times possuem bons jogadores e treinadores dispostos a brigar pela vitória.

Cristóvão Borges, técnico do Flu, foi um grande volante com passagens pela Seleção. Sua experiência em campo aliada a atletas como Conca, Fred (sim, ele é um bom centroavante apesar de ter feito uma Copa ruim), Cícero, Wagner e outros fazem do Tricolor uma equipe que se destaca -e muito- na aridez do futebol brasileiro. Do outro lado, o Cruzeiro tem Marcelo Oliveira, treinador que sempre busca grandes resultados e conta com Willian, Fábio, Dedé, Mayke, entre outros bons atletas.

O empate por 3x3 foi um resultado justo e, sem dúvida, deixou torcedores dos dois times satisfeitos, ainda que a vitória não tenha sido alcançada. Que mais jogos como este venham no segundo turno.

O meu São Paulo também ganhou muitos elogios graças ao seu bom elenco (Pato, Kardec, Osvaldo, Kaká, Ganso, ...) e seu belo futebol com muitas trocas de passes. Vale ainda destacar a mudança de atitude do treinador Muricy Ramalho, que abriu mão do "futebol eficiente" em prol do jogo bonito. Para ficar ainda melhor, só falta o Tricolor ter mais ambição em campo e ter mais fome por gols. Só espero que toda essa empolgação não faça o Soberano tirar os pés do chão, afinal os paulistas ainda estão sete pontos atrás dos mineiros e ainda é muito cedo para se falar na briga pelo título brasileiro.

O Santos, de técnico novo, trucidou o lanterna Vitória por 3x1. Espero que o treinador Enderson Moreira, que manteve a estrutura estritamente defensiva do Grêmio, não acabe com a vocação ofensiva do time praiano. O Peixe tem um elenco leve, ofensivo e muitos garotos de grande potencial. Seria um imenso desperdício transformar tudo isso em um ferrolho.

Ferrolho, aliás, é o que o Corinthians está se transformando. Caro Mano Menezes, o senhor tem à disposição meias de muita qualidade -Jádson, Renato Augusto, Elias, Lodeiro, ... Então, por favor, tire aquele excesso de volantes e faça o timão jogar um futebol à altura de sua grandeza. Os atletas mencionados têm qualidade no passe, criatividade, inteligência e farão seus atacantes marcarem muitos gols. E não se pode desperdiçar pontos contra equipes como o Criciúma, pois estes tentos podem fazer falta lá na frente.

O Inter, por fim, foi a grande decepção da rodada. Após abrir 2x0 sobre o Figueirense, o Colorado tomou uma virada em pleno Beira-Rio e saiu vaiado em campo. O time gaúcho, aliás, acabou de decepcionar na Copa do Brasil e também na Sulamericana. É hora do treinador Abel Braga promover mudanças na equipe e usar melhor o que tem a disposição, ou ele corre o risco de manchar a bela história que ele tem no clube do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário