sábado, 13 de setembro de 2014

Boataria Ponto Com

Imagem extraída do Facebook oficial do Corinthians- https://www.facebook.com/corinthians/



O boato envolvendo o volante Elias (foto acima) e o lateral Maicon (foto abaixo) ganhou proporções de "verdade" nesta semana. Motivo? A história de que os dois atletas teriam tido uma relação homossexual foi amplamente propagada por internautas, seja por ingenuidade, seja por mau-caratismo.

A maneira como o boato foi rapidamente propagado me fez lembrar das dezenas de histórias -muitas delas falsas- que pululam nas redes sociais. Diariamente recebo notícias falsas -muitas delas referentes a políticos brasileiros- que recebem centenas de curtições e, o que é pior, compartilhamentos.

A Internet e as redes sociais são ferramentas de extrema utilidade. Graças a elas, informações percorrem o planeta rapidamente e podemos saber notícias em tempo real do outro lado do mundo. Ou, então, você pode conversar, também em tempo real, com aquele seu amigo que mora em um outro país.

As facilidades trazidas pela Internet, contudo, também vêm sendo utilizadas para veicular informações e notícias falsas, tais como esse suposto caso entre Elias e Maicon. Com as redes sociais, estes boatos ganham ainda mais vazão e são difundidos na velocidade da luz, literalmente.

Já escrevi em outro post, mas torno a repetir: antes de curtir e compartilhar alguma história, verifique sua veracidade através de fontes fiáveis. Como disse o Professor Leonardo Sakamoto, mesmo postagens do seu melhor amigo não necessariamente trazem informações verdadeiras. Ou será que toda fofoca que dizem por aí procede? Rumores não são necessariamente fatos. E esse pedido não vale apenas para o futebol, afinal em ano de eleição, estão apelando para absolutamente tudo pelo seu voto. Tudo mesmo, inclusive mentiras e calúnias.

Aproveito a oportunidade para reafirmar que sou contra qualquer tipo de preconceito: opção sexual, cor da pele, condição sócio-econômica, religião e afins. Um homossexual, antes de tudo, é um ser humano como qualquer um de nós. Desumano é quem pratica discriminação, seja contra quem for.



Imagem extraída do Facebook oficial da Roma- https://www.facebook.com/officialasroma/

Nenhum comentário:

Postar um comentário