terça-feira, 9 de setembro de 2014

Tiki-Taka 2.0

Imagem extraída de https://www.facebook.com/SeFutbol/



O futebol mudou, e a Espanha também. Após ter levado uma surra da Holanda (que, ironicamente, foi a principal influência para a criação do Tiki-Taka), a Furia manteve a essência do futebol de troca de passes. Mas sua execução, contudo, está bem diferente.

Os espanhóis ainda jogam com a bola no chão e abusam das triangulações, mas há o maior uso de jogadas individuais, mais velocidade e mais verticalidade.

As influências do Real Madrid e Atlético de Madrid também são notórias: equipe armada no 4-4-2 com dois meias centrais com qualidade na marcação e armação (Busquets e Fàbregas); dois wingers ora fazendo a função de atacantes, ora ajudando os laterais na defesa (Koke e David Silva); e dois atacantes (Alcácer como referência e Pedro com mais liberdade).

As mudanças aumentam as opções de ataque pelos flancos onde as duas linhas de quatro perdem sua eficácia (como Simeone fez contra o Chelsea durante a Champions 2013-14) com os laterais e wingers se infiltrando pelos lados em conjunto, além de tirar os espaços para os contra-ataques rivais uma vez que os dois meias ajudam na marcação.

A apenas esforçada Macedônia foi a "cobaia" para as novas ideias de Vicente Del Bosque. A seleção balcânica não conta mais com seu principal jogador, Goran Pandev que se aposentou do selecionado nacional.



As influências de Real e Atlético são notórias no "Tiki-Taka 2.0":
time armado no 4-4-2, dois meias com qualidade na marcação,
infiltrações pelos flancos e mais jogadas individuais. A essência,
contudo, continua a mesma, com muito toque de bola e
triangulações (imagem obtida via this11.com).



A Espanha já estava ganhando por 3x1 ao término do primeiro tempo. Fez mais dois no segundo e continuou dando espetáculo na fraca Macedônia. Poderia ter feito muito mais, como o chute que Fàbregas acertou no travessão de Pačovski em rebote, mas o 5x1 já deixou bem claro que "quem já foi rei, nunca perde a majestade".

A Furia já deu um passo adiante ao renovar sua equipe e alterar seu estilo de jogo. A beleza e essência do estilo, contudo, permanecem os mesmos. Ainda bem!



Imagem extraída de https://www.facebook.com/SeFutbol/

Nenhum comentário:

Postar um comentário