quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Frio

Imagem extraída do Facebook oficial do Borussia Dortmund- https://www.facebook.com/BVB/



Muitos espectadores estão estranhando os resultados deste começo de temporada europeia, com os grandes times tropeçando em casa mesmo diante de rivais considerados fracos.

Na Inglaterra, por exemplo, o Liverpool perdeu em pleno Anfield para o modesto Aston Villa neste final de semana, o Arsenal empatou três jogos seguidos e o Manchester United só conquistou sua primeira vitória da temporada no último domingo a despeito de todo o investimento que fez para contratar o técnico Louis Van Gaal e as estrelas do atual elenco. Situação semelhante aconteceu na Espanha, com o Real Madrid tomando uma goleada da Real Sociedad, perdendo para o Atlético de Madrid em pleno Santiago Bernabéu e, com isso, provocando a fúria de seu torcedor.

Falta competência dos times grandes? Estão todos jogando de "salto alto"? Os atletas de todos os times "pipocaram"? Nada disso.

Os clubes fazem a pré-temporada nos meses de julho e agosto, visando entrosar os seus atletas e dar ritmo de jogo aos jogadores. O problema, no entanto, é que em jogos amistosos raramente temos a pressão e a dedicação observada em partidas onde há algo em jogo. Um bom exemplo é a Espanha, que estava fazendo exibições fracas às vésperas da Euro 2012 em amistosos para depois chegar com tudo na conquista do tricampeonato. O contrário aconteceu com nossa Seleção Brasileira, com um aproveitamento superior a 70% nos amistosos para depois decepcionar em três mundiais consecutivos.

Cabe lembrar também que as férias deste ano foram bastante reduzidas em razão da disputa da Copa do Mundo. Como resultado, a maioria dos astros precisou descansar por períodos mais longos que o normal, participou da pré-temporada já com o bonde andando e muitos ainda estão sem ritmo de jogo. É como um pneu de carro de corrida, que precisa ser aquecido e rodar alguns quilômetros para atingir seu desempenho pleno. Muitos jogadores, portanto, ainda estão "frios" na temporada. Isso sem falar a respeito daqueles que se lesionaram durante o mundial.

Os jogos de ontem da Champions foram reflexo disso tudo, com o Liverpool vencendo com muita dificuldade o modesto Ludogorets no Anfield Road, o Atlético de Madrid perdendo para o mediano Olympiacos e o tricampeão Benfica perdendo para o Zenit em pleno Estádio da Luz. Ainda assim, tivemos um atropelo do atual campeão, Real Madrid, sobre o Basel por 5x1, e uma boa vitória do Borussia Dortmund por 2x0 sobre o Arsenal.

Portanto, não fique desesperado, meu caro torcedor. Seu time está correndo um risco calculado ao mandar equipes mistas em campo e, em consequência disto, apresentar desempenho abaixo do esperado. Quando as equipes atingirem sua plenitude, tudo deve voltar ao "normal".

Não há crise em time algum. Pelo menos, não por enquanto.



Imagem extraída do Facebook oficial do Real Madrid- https://www.facebook.com/RealMadrid/

Nenhum comentário:

Postar um comentário