quarta-feira, 17 de julho de 2013

Existe Farmacêutico Famoso?

Bom dia, querido leitor e leitora!

Estamos de volta com nosso blog, conforme havia prometido ontem à noite!

Pensei durante esta noite de forma poderíamos celebrar este reencontro com você, caro leitor ou leitora.

Em princípio, cogitei escrever uma pesada crítica à gestão do presidente Juvenal Juvêncio e os erros cometidos pelo mandatário que levaram à crise no meu Tricolor. Decidi, no entanto, abordar um tema mais agradável e que estava sendo pouco abordado por este blog que é a "questão farmacêutica". Durante todos estes meses em que o diário FarmaFootball esteve no ar, abordei em demasia o lado Football e esqueci do lado Farma.

Para o primeiro post sobre farmácia, decidi responder a uma pergunta que um amigo meu me fizera em 2011: você conhece algum farmacêutico famoso?

Artigos científicos publicados em revistas de impacto e descoberta de medicamentos revolucionários, infelizmente, não são suficientes para tornar um profissional da área de farmácia tão famoso como Neymar ou Michel Teló. O refrigerante mais famoso do mundo foi inventado por um farmacêutico (fonte: Wikipedia) e, mesmo assim, John Pemberton é pouco lembrado.

Pesquisei e encontrei três pessoas famosas que frequentaram cursos de farmácia, mas que ficaram muito mais famosos exercendo outras atividades.

Jonas Gonçalves Oliveira: o atacante do Valencia teve passagens por Guarani, Santos, Grêmio, Portuguesa e Seleção Brasileira antes de chegar aos Morcegos. Jonas chegou a frequentar um curso de farmácia-bioquímica em Araraquara por influência do irmão. Uma fonte afirma que o atleta estudou na UNESP (Universidade Estadual Paulista). O jogador nascido em Bebedouro, no entanto, largou os estudos no segundo ano de faculdade e decidiu seguir a carreira no Guarani. Fontes: www.superesportes.com.br, www.jornalcidadesonline.comesporte.uol.com.br.

Carlos Drummond de Andrade: esta foi o meu ex-chefe quem me contou! O poeta Carlos Drummond de Andrade é o segundo autor brasileiro que mais aprecio (o meu favorito é Graciliano Ramos). O poeta mineiro se graduou em farmácia, mas acabou ficando famoso pelas suas obras literárias. Fonte: Wikipedia.

Naoko Takeuchi: a desenhista japonesa ficou mundialmente conhecida por ter criado a heroína Sailor Moon. Naoko, no entanto, frequentou uma faculdade de farmácia antes de se tornar famosa. A artista graduou-se em química pela Kyoritsu University of Pharmacy e, posteriormente, obteve uma licença para exercer a profissão de farmacêutica. Fonte: Wikipedia.

E você? Conhece algum farmacêutico famoso? Escreva nos comentários!

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Bem lembrado!
      Suely Vilela, que foi reitora da Universidade de São Paulo entre 2005 e 2009.
      Além dela, temos Maria da Penha, que deu seu nome à lei de proteção às mulheres contra a agressão.

      Excluir
    2. Lineu Prestes, ex-reitor da usp

      Excluir