sábado, 3 de dezembro de 2022

As Zebras Estão à Solta

Imagem extraída de www.facebook.com/fifaworldcup



A frase "não tem mais bobo no futebol" nunca fez tanto sentido quanto neste Mundial. Diversas equipes que eram consideradas "favoritas" -inclusive por este blogueiro- foram eliminadas já na fase de grupos, ao passo que times tidos como "azarões" conseguiram chegar às oitavas-de-final, ainda que aos trancos e barrancos.

Fica muito difícil fazer previsões para as oitavas-de-final se o retrospecto valer, visto que não deu a "lógica" na grande maioria das chaves. Não seria mais surpresa, portanto, ver uma Espanha cair diante de um Marrocos, ou observar uma Coréia do Sul levando para os pênaltis uma decisão contra o Brasil.

A Copa de 2022 ensina duas preciosas lições a todas as seleções já nesta primeira fase: às "azaronas" para que nunca desistam e acreditem no resultado até o final visto que em campo são onze contra onze, e aos "favoritos" para que não se acomodem e se lembrem de que apenas o peso da camisa pode não ser suficiente para decidir jogos.

Faremos, como é tradição aqui no blog, uma análise dos confrontos válidos pelas oitavas-de-final e darei palpites. Lembrem-se, porém, de que estamos falando em "possibilidades", e não de "certezas" visto que o futebol envolve o fator humano e. portanto, nem sempre a "lógica" vale.



Imagem extraída de www.facebook.com/fifaworldcup



HOLANDA X ESTADOS UNIDOS: se não tivesse visto tantas exibições apáticas da Holanda, diria que a Oranje seria a franca favorita. A lentidão dos holandeses confrontando a determinação dos norte-americanos tornará este duelo bem mais aberto do que aparenta. Chances razoáveis de zebra por aqui.

Data e Horário: hoje às 12:00h (horário de Brasília)

Palpite: Holanda



ARGENTINA X AUSTRÁLIA: a Argentina "acordou" após ser surpreendida pela Arábia Saudita e deve vacilar menos daqui para frente. Pior para os australianos, que são valentes mas contam com menos recursos em campo.

Data e Horário: hoje às 16:00h (horário de Brasília)

Palpite: Argentina



FRANÇA X POLÔNIA: se a Polônia atuar com a mesma lentidão demonstrada contra a Argentina, será presa fácil para os velozes franceses que, mesmo desfalcados, contam com uma das equipes mais versáteis deste Mundial.

Data e Horário: amanhã (dia 04/12) às 12:00h (horário de Brasília)

Palpite: França



INGLATERRA X SENEGAL: os valentes senegaleses dificilmente conseguirão fazer frente à Inglaterra, que conta com mais recursos e com mais opções no banco de reservas.

Data e Horário: amanhã (dia 04/12) às 16:00h (horário de Brasília)

Palpite: Inglaterra



JAPÃO X CROÁCIA: o confronto mais aberto destas oitavas. Aqui ambos os times têm possibilidades reais de avançar, mas a Croácia joga no toque de bola e o Japão já desenvolveu um antídoto contra este estilo.

Data e Horário: segunda-feira (dia 05/12) às 12:00h (horário de Brasília)

Palpite: Japão



BRASIL X CORÉIA DO SUL: a Coréia do Sul pode ter surpreendido contra os reservas de Portugal mas dificilmente farão o mesmo contra os titulares do Brasil. Os desfalques do Escrete Canarinho, contudo, aumentam um pouco as esperanças dos Tigres Asiáticos.

Data e Horário: segunda-feira (dia 05/12) às 16:00h (horário de Brasília)

Palpite: Brasil



MARROCOS X ESPANHA: a Furia, no papel, é franca favorita mas os Leões do Atlas já rugiram contra dois fortes rivais europeus. Grandes possibilidades de zebra neste confronto.

Data e Horário: terça-feira (dia 06/12) às 12:00h (horário de Brasília)

Palpite: Espanha



PORTUGAL X SUÍÇA: este é o único confronto com o roteiro previsível, afinal os suíços vão tentar levar o jogo para a prorrogação e pênaltis como sempre fazem nos mata-matas. As Quinas têm mais time mas vão precisar de muita paciência e força mental para não caírem na armadilha.

Data e Horário: terça-feira (dia 06/12) às 16:00h (horário de Brasília)

Palpite: Portugal



Imagem extraída de www.facebook.com/fifaworldcup



BÔNUS- Seleção da Fase de Grupos na Opinião do Blogueiro (escalada em 4-4-2/4-2-4):



Goleiro- Wojciech Szczęsny (Polônia)

Lateral-Direito- Achraf Hakimi (Marrocos)

Zagueiros- Kalidou Koulibaly (Senegal) e Joško Gvardiol (Croácia)

Lateral-Esquerdo- Theo Hernández (França)

Volantes/Meias Centrais- Casemiro (Brasil) e Adrien Rabiot (França)

Atacante/Winger Direito- Cody Gakpo (Holanda)

Atacante/Winger Esquerdo- Kylian Mbappé (França)

Atacantes- Álvaro Morata (Espanha) e Lionel Messi (Argentina)

Treinador- Hajime Moriyasu (Japão)



Seleção da fase de grupos escalada em
4-4-2/4-2-4 (imagem obtida via this11.com).




Nenhum comentário:

Postar um comentário