sábado, 10 de dezembro de 2022

Entrando pelo Kane

Olivier Giroud fez o gol da classificação francesa
(imagem extraída de www.facebook.com/fifaworldcup).



A "final antecipada" cumpriu as expectativas: a partida foi emocionante, intensa, teve lances bonitos, muitas faltas e muita luta em campo. Os dois países realmente trouxeram para os gramados a rivalidade da Guerra dos Cem Anos. Os franceses saíram vitoriosos mas o resultado poderia ser outro se Harry Kane não tivesse perdido um pênalti.

Ambos os times foram a campo com propostas parecidas. Gareth Southgate escalou a Inglaterra em 4-3-3 mas variando para 3-5-2 com o lateral Walker atuando como 3º zagueiro, Shaw avançando para o meio-de-campo e Saka fazendo a lateral direita.

Didier Deschamps foi de 4-2-3-1 variando para 3-4-3 com Koundé atuando na zaga, Theo Hernández avançando para o meio-de-campo, Dembélé recuando para a ala direita e Griezmann se adiantando para o ataque.



Variações táticas de França e Inglaterra: Bleus vão de 4-2-3-1
variando para 3-4-3 enquanto o English Team usa 4-3-3
alternando para 3-5-2 (imagem obtida via this11.com).



A França atacou principalmente com seu lado esquerdo com Mbappé utilizando sua movimentação para atrair a marcação e abrir espaços para seus companheiros, estratégia que o atacante usou para que Tchouaméni abrisse o placar em um belo chute de fora da área.

Inglaterra usa Saka, Hendo e Kane para forçar pelo lado direito e jogar nas costas de Theo Hernández. Os ingleses conseguem cavar escanteios e faltas por aquele setor mas Upamecano e Lloris conseguem abafar.



França, em 3-4-3, usa a movimentação de Mbappé pela
esquerda para atrair a marcação e abrir espaços para os
companheiros. Inglaterra, em 3-5-2, responde pela direita
com Kane, Saka e Hendo. O trio inglês, porém, não leva
perigo nas infiltrações e desperdiça lances de bola parada
naquele setor (imagem obtida via this11.com).



Inglaterra volta mais agressiva no segundo tempo, utilizando a velocidade de seus três meias (Saka, Bellingham e Foden) para se infiltrar na defesa francesa, além de adiantar as linhas para ir em busca do empate. E ele veio após o camisa 17 dos Three Lions ser derrubado por Tchouaméni na área. Kane fuzila Lloris para fazer 1x1 para o English Team.

França responde com cruzamentos na área tentando acionar Giroud. O grandalhão francês consegue desempatar após cruzamento certeiro de Griezmann. E poderia ter feito muito mais gols se não fossem as boas intervenções de Pickford.

A Inglaterra consegue um novo pênalti após Theo Hernández derrubar Mason Mount na área. Kane bate mas acaba isolando a bola. O erro do capitão desespera os ingleses que se lançam totalmente para o ataque. França recua o time para segurar o resultado e a partida se torna bastante faltosa com muitos cartões para ambos os lados. Para a felicidade de ambas as seleções, nenhum jogador é suspenso ou expulso para a próxima partida.



Inglaterra volta mais agressiva para o 2º tempo, adiantando
linhas e usando a velocidade de seus meias e atacantes,
mas deixam espaços para os cruzamentos franceses
visando Giroud (imagem obtida via this11.com).



França supera Inglaterra em um jogo bastante equilibrado. O English Team teve a chance de mudar a história da partida mas o pênalti desperdiçado por Kane abalou os ingleses que se desesperaram em busca do gol de empate.

Os franceses terão pela frente o Marrocos em um novo confronto "ex-metrópole x ex-colônia" onde o contexto histórico tornará a partida bastante interessante. Os Bleus já sentiram a força da motivação africana quando enfrentaram o Senegal em 2002 e a Tunísia em 2022. É bom que Didier Deschamps e seus comandados não repitam os mesmos erros das outras duas ocasiões.

Ingleses deixam a Copa lutando muito mas derrotados nos detalhes. Kane, obviamente, não pode carregar a culpa sozinho pela eliminação mas o pênalti desperdiçado pelo capitão abalou sua própria equipe e teve grande peso no resultado. O English Team, porém, conta com uma base jovem e este revés servirá para que os garotos criem "casca" para os ciclos futuros.



Imagem extraída de www.facebook.com/fifaworldcup




Nenhum comentário:

Postar um comentário