sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Valeu, Cazé!

Imagem extraída de twitter.com/Juninhope08



Casimiro Miguel (ou "Cazé") já é uma celebridade das redes sociais. O jornalista, que começou no Esporte Interativo (atual TNT Sports), ganhou fama com seus vídeos debochados a respeito de futebol e também ao reagir de maneira bem humorada às filmagens de outros influenciadores. O seu grande salto, porém, se deu durante a pandemia quando o carioca tornou-se uma opção de entretenimento durante aquele triste período em que estivemos isolados em nossas casas.

O sucesso de Cazé o levou a acertar uma parceria com a FIFA para transmitir alguns jogos da Copa do Mundo 2022 através das plataformas Youtube e Twitch de maneira totalmente gratuita, o que foi algo revolucionário para o futebol mundial. O influenciador, de quebra, conseguiu patrocinadores para bancar a empreitada e também convidados (os ex-jogadores Juninho Pernambucano e Denilson) para comentar as partidas. Tudo isso em uma infraestrutura (chamada de "Casa Cazé") invejável até mesmo para as emissoras de televisão.

Não pude acompanhar o primeiro jogo da Copa pela televisão e recorri a Cazé para assistir à partida. E não me arrependi. Foi muito divertido ver a informalidade do streamer e do apresentador Luis Felipe Freitas. Nada daquela sisudez típica das emissoras ou das reações forçadas de alguns dos apresentadores que foram contratados justamente para tentar concorrer com as transmissões pela internet.



Imagem extraída de twitter.com/Juninhope08



O que mais apreciei nas transmissões, contudo, foi a participação dos ex-jogadores, em especial a do ex-meia Juninho Pernambucano, que tiveram muita liberdade para opinar e também compartilhar um pouco de suas experiências nos gramados. Foram muito pertinentes as observações do Reizinho, que explicou diversos pormenores imperceptíveis para quem nunca atuou profissionalmente.

Gostei tanto das transmissões de Cazé que preferi acompanhar as partidas pelo canal do influenciador ao invés da televisão na maioria das ocasiões. Não obstante, eu poderia assistir às reprises das lives nos dias em que não pudesse ver os jogos, como eu fiz em França X Marrocos.

O sucesso de Cazé neste Mundial deve influenciar as tendências da transmissão de esportes para os próximos anos. Emissoras ou outros streamers devem correr atrás dos direitos de outras competições e obter uma fatia deste mercado que se mostrou bastante promissor.

Eu mesmo gostaria muito de acompanhar mais campeonatos através dos canais de Casimiro, como a Champions League ou a Eurocopa. Não seria fácil dadas as muitas restrições de transmissão e também o dinheiro envolvido, mas o sucesso do influenciador deixa alguma pontinha de esperança para que Cazé e sua equipe possam trazer e também comentar outros torneios no futuro.

A fama de Casimiro e sua equipe foi plenamente justificada nas transmissões. As narrações foram puro carisma e diversão, algo que não via desde o velho Rockgol com Paulo Bonfá e Marco Bianchi. Quem diria que o futebol e o humor pudessem caminhar juntos em uma partida "convencional".



P.S.: senti falta do bordão de Cazé, "meteu essa?", durante as transmissões!



Imagem extraída de twitter.com/Juninhope08




Nenhum comentário:

Postar um comentário