domingo, 4 de dezembro de 2022

Três Leões São Melhores que um Só?

Bukayo Saka fechou a conta na vitória por 3x0 sobre o
Senegal (imagem extraída de www.facebook.com/fifaworldcup).



Inglaterra e Senegal têm em comum o leão em seus brasões. Um dos apelidos dos ingleses é Three Lions ("Três Leões") enquanto os senegaleses também são conhecidos como "Os Leões de Teranga". No embate entre as duas equipes que adotam o mesmo animal como símbolo, os europeus acabaram rugindo mais alto que os africanos.

Gareth Southgate foi a campo em 4-3-3/4-1-4-1 com o volante Jordan Henderson um mais adiantado pela direita e fazendo dupla com Jude Bellingham, enquanto Declean Rice daria proteção à zaga. Marcus Rashford, que havia feito um bom jogo contra o País de Gales, foi sacado para dar lugar a Bukayo Saka.

Aliou Cissé optou por um 4-4-2 com o atacante Iliman Ndiaye no lugar de Idrissa Gueye, suspenso por acúmulo de amarelos. Sua estratégia seria travar a Inglaterra com duas linhas de quatro e buscar os contra-golpes.

O English Team não conseguiu jogar durante a metade do primeiro tempo. As duas linhas dos Leões de Teranga impediam que o meio-de-campo inglês jogasse. A zaga europeia, pressionada pela primeira linha senegalesa, era obrigada a tentar passes longos para Saka e Kane, que eram facilmente interceptados pelos africanos.

O Senegal respondeu principalmente pelas pontas com Diatta pela direita e Ismaïla Sarr pela esquerda. A dupla de ponteiros conseguiu encurralar a Inglaterra, além de cavar muitos lances de bola parada (faltas ou escanteios) próximos à área de Pickford, mas faltou capricho nas finalizações.



Inglaterra, em 4-3-3/4-1-4-1, fica trancada nas duas linhas de
quatro senegalesas e só tem as bolas longas para Kane ou Saka
como possibilidade de jogada. Senegal, em 4-4-2, amarra os
ingleses, pressiona a zaga britânica com a primeira linha e 
contra-ataca pelas pontas com Diatta e Ismaïla Sarr
(imagem obtida via this11.com).



O Senegal, porém, acabou se empolgando no ataque, adiantou demais as suas linhas e ofereceu espaços para que Bellingham pudesse jogar. O garoto do Borussia Dortmund, com toda a liberdade, serviu Hendo e Kane em contra-ataque ainda no primeiro tempo.

Aliou Cissé manteve a estratégia do 4-4-2 na etapa complementar e colocou seu time para buscar o empate mas levou o golpe final ainda no início do 2º tempo quando Phil Foden acionou Saka na direita para fechar a conta.

O Senegal se enervou e acabou cometendo muitas faltas desnecessárias enquanto os ingleses continuavam mais perigosos. Gareth Southgate, com o jogo praticamente resolvido, se limitou a rodar o elenco já pensando no duelo contra a França. Os Leões de Teranga, um pouco mais calmos, tentaram uma pressão final mas prevaleceu a superioridade inglesa.



Senegal se empolga no ataque e acaba oferecendo espaços
à Inglaterra. Melhor para Bellingham e Hendo, que puderam
acionar os atacantes (imagem obtida via this11.com).



Inglaterra prevalece mas demonstra dificuldades para sair jogando diante de rivais com melhor imposição física. Se o Senegal não tivesse oferecido espaços e nem desperdiçado as chances que teve, talvez o resultado fosse outro. Elogios à versatilidade do elenco que possui diversas formas de jogar, além de muitas opções no banco de reservas. Gareth Southgate, portanto, terá recursos de sobra para corrigir os erros e preparar o time contra a França.

Senegal se despede fazendo uma campanha dentro do esperado. Poderia ter ido mais longe se tivesse vencido a Holanda na fase de grupos e também se pudesse contar com Sadio Mané, como bem observaram os comentaristas da Sportv. Aliou Cissé agora terá de renovar o elenco visto que as suas principais estrelas (Edou Mendy, Koulibaly, Gana, Kouyaté e o próprio Mané) já são trintões e talvez não aguentem mais um ciclo.

Elogios à torcida senegalesa que compareceu em peso nos estádios e empolgou o espectador com sua energia. Assistir aos fãs africanos foi um espetáculo à parte! Espero que o Senegal se classifique para mais Mundiais e eu tenha a chance de ver esses entusiastas em outras oportunidades!

Os Leões de Teranga até assustaram mas os Three Lions rugiram mais alto na partida de hoje.



Imagem extraída de www.facebook.com/fifaworldcup




Nenhum comentário:

Postar um comentário