segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Pane Seca

Dominik Livaković pegou três pênaltis e garantiu a Croácia
nas quartas (imagem extraída de www.facebook.com/cff.hns).



Havia, há alguns anos atrás, uma estratégia em que pilotos de Fórmula 1 largavam com pouco combustível para deixar os carros mais leves e, com isso, construir uma vantagem na liderança. Havia, porém, a necessidade de se realizar uma parada extra para reabastecimento sob o risco de haver uma "pane seca" (falta de gasolina). A tática, portanto, poderia permitir a reação do adversário a longo prazo se não fosse bem executada.

Hajime Moriyasu foi a campo em 3-4-3 e decidido a resolver a partida o quanto antes. Tanto que Doan, o "homem do segundo tempo", iniciou a partida para dar mais velocidade ao Japão. Zlatko Dalić repetiu o 4-3-3 mas com Barišić no lugar de Sosa (lesionado) e com Petković no lugar de Livaja.

A Hrvatska tomou a iniciativa mas o Japão dificultou a saída de jogo com linhas altas ou interceptando os passes croatas. Os Samurais Azuis, na estratégia do "pouco combustível", respondiam acelerando o jogo principalmente pela direita com Junya Ito. Se perdiam a bola, recompunham rapidamente em 5-4-1 para "encaixar" o ataque enxadrezado.

A Croácia tinha mais posse de bola mas o Japão parecia mais perto do gol e ele veio em lance de bola parada arrematada por Maeda após uma falha do zagueiro Lovren. A Hrvatska, que já havia passado por situação semelhante contra o Canadá, apenas trocava passes prevendo que poderia ocorrer o mesmo com os Samurais Azuis no segundo tempo.



Japão, em 3-4-3/5-4-1, trava a Croácia, usa Maeda para pressionar
a defesa enxadrezada e contra-ataca principalmente com Junya Ito
pela direita. Hrvatska, em 4-3-3, não consegue jogar e tenta passes
longos ou jogadas individuais com Perišić pela esquerda
(imagem obtida via this11.com).



Toda a intensidade do Japão no primeiro tempo cobrou seu preço no segundo e os Samurais Azuis tiveram uma "pane seca" na etapa complementar. A Croácia, que havia se dosado, teve gás e espaço para jogar, e o empate veio com Perišić após cruzamento pela direita.

Hajime Moriyasu tenta revigorar sua equipe com substituições mas os remanescentes da primeira etapa já não tinham mais pernas para manter a estratégia de contra-atacar em velocidade e o Japão permaneceu boa parte do segundo tempo encolhido em 4-5-1/4-4-2. O treinador japonês, a meu ver, errou ao tirar o atacante Maeda que conseguia incomodar a defesa rival mesmo sem a bola. Croácia troca passes e cruza bolas na área de Gonda mas falta quem dê o arremate para o gol.

O jogo, inevitavelmente, vai para a prorrogação e pênaltis. O goleiro Livaković consegue "ler" as cobranças de Minamino, Mitoma e Yoshida e defende os chutes dos três japoneses. A Hrvatska vai às quartas-de-final graças ao seu arqueiro.



Esgotado, o Japão fica encolhido e contra-ataca com Junya
Ito e Mitoma tentando acionar Asano e Minamino, mas faltam
jogadores para ajudar na frente. Croácia troca passe e cria muitas
chances pelas pontas, mas falta quem arremate as bolas
alçadas na área (imagem obtida via this11.com).



Croácia está nas quartas-de-final graças à sua força mental, à sua inteligência e ao seu goleiro Livaković. A Hrvatska soube resistir à pressão inicial, não se desmanchou com o gol sofrido e aguardou pacientemente pela quebra de ritmo japonesa para empatar. Só não viraram a partida porque faltou um camisa 9 como Šuker ou Mandžukić para empurrar a bola para o gol. Bruno Petković e Andrej Kramarić ainda não são esse jogador.

Japão paga por sua falta de experiência em grandes jogos. Os Samurais Azuis se desgastaram demais na primeira etapa e sofreram com a "pane seca" no segundo tempo. Não obstante, os batedores de pênalti não tiveram a malícia necessária para enganar Livaković que acabou pegando três cobranças.

Os Samurais Azuis se despedem da Copa 2022 celebrados pela grande e heroica campanha. Esta geração será lembrada pelas façanhas na fase de grupo quando derrotaram Espanha e Alemanha. Mas a falta de experiência dos japoneses em grandes jogos cobrou o seu preço e Hajime Moriyasu terá de pensar duas vezes antes de tentar uma estratégia tão arriscada novamente em uma partida decisiva.



Imagem extraída de www.facebook.com/fifaworldcup




Nenhum comentário:

Postar um comentário