sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Carimbado

Aboubakar anotou o único gol da partida (imagem
extraída de www.facebook.com/fifaworldcup).



O Brasil já estava classificado para as oitavas-de-final e Tite aproveitou a ocasião para dar um descanso aos seus titulares visto que a Seleção já sofreu três baixas: Neymar, Danilo e Alex Sandro. Os reservas, porém, não mataram o jogo quando tiveram chance, perderam Alex Telles lesionado e sofreram um castigo ao final da partida.

Tite escalou seu time em 4-2-3-1 com o atacante Rodrygo centralizado e atrás de Gabriel Jesus. Rigobert Song foi de 4-4-2/4-2-3-1 para jogar nos contra-ataques e com Aboubakar tentando abrir espaços para as infiltrações do Choupo-Moting.

O Brasil tomou a iniciativa pressionando com seus meias mais velozes -Martinelli, Rodrygo e Antony- tentando infiltrações ou com os pontas fazendo jogadas pela linha de fundo, mas não havia quem arrematasse os cruzamentos e o goleiro Epassy acabou levando a melhor nos lances.

Camarões contra-atacou principalmente pela esquerda com Choupo-Moting e Ngamaleu forçando jogadas em cima de Daniel Alves. Os camaroneses, porém, cometiam muitas faltas e os dois laterais já estavam amarelados já no 1º tempo.



Brasil, em 4-2-3-1, tenta se infiltrar com seus três meias ou
com jogadas de linha de fundo com Martinelli, mas faltou
capricho nos arremates. Camarões, encolhido em 4-4-2/
4-2-3-1, responde forçando jogadas com Ngamaleu e Choupo-
Moting sobre Dani Alves (imagem obtida via this11.com).


Camarões volta do intervalo pressionando também o lado esquerdo da defesa brasileira com Mbeumo. Alex Telles acaba se machucando após duas divididas com o ponteiro camaronês e Tite é obrigado a improvisar o zagueiro Marquinhos na lateral. O camisa 16 é visto chorando antes da substituição indicando que a lesão pode ter sido grave.

Tite aproveita para trocar o amarelado Fred por Bruno Guimarães mas, estranhamente, também substitui Rodrygo (que estava bem na partida) por Éverton Ribeiro. Talvez quisesse poupar o Rayo para as oitavas visto que o retorno de Neymar ainda é incerto. Song responde trocando Mbeumo por Toko Ekambi para forçar as jogadas em cima de Marquinhos.

O Brasil pressiona em busca do gol mas, novamente, falta capricho nos arremates. Nem mesmo a presença de Pedro no lugar de Gabriel Jesus é suficiente para vencer o goleiro Epassy. O volante Bruno Guimarães passa a atuar como meia mas também não tem sucesso.

Os Leões Indomáveis, aos poucos, começam a "gostar do jogo", adiantam suas linhas e conseguem assustar o goleiro Éderson. Em um contra-golpe pela direita, Toko Ekambi consegue acionar Aboubakar que faz o único gol da partida. O centroavante explode em êxtase, tira sua camisa e acaba expulso visto que já estava amarelado.

O Brasil foi para cima em busca do empate, visto que havia o risco de perder a liderança do grupo para a Suíça e cruzar com Portugal já nas oitavas, mas os brasileiros, em desespero, se precipitam nos lances e perdem muitas chances claras.



Brasil aumenta a pressão no 2º tempo com Martinelli pela
esquerda e as subidas de Bruno Guimarães mas segue pecando
nas finalizações. Camarões responde com Toko Ekambi forçando
sobre o improvisado Marquinhos e tentando acionar Aboubakar.
(imagem obtida via this11.com).



Brasil acaba derrotado por pecar nas finalizações e também pelo azar ao perder o lateral-esquerdo Alex Telles. Aliás, isto pode ser um grande problema visto que o titular Alex Sandro também está lesionado e Tite pode ter que improvisar novamente no jogo contra a Coréia do Sul caso nenhum deles se recupere. O treinador gaúcho, ademais, foi mal ao trocar Rodrygo por Éverton Ribeiro mas talvez quisesse poupar seu camisa 21 caso Neymar não se recupere até segunda-feira.

Camarões despede-se da Copa com honras após a vitória sobre o Brasil -que foi insuficiente para a classificação visto que a Suíça também venceu seu jogo. A equipe que era a mais fraca do grupo lutou muito em campo e até merecia chegar mais longe pelo futebol exibido. Rigobert Song, porém, terá problemas na continuidade de seu trabalho visto que suas três referências ofensivas (Aboubakar, Choupo-Moting e Toko Ekambi) já são todos trintões e não se sabe se aguentarão mais um ciclo.

A derrota doeu para o Brasil mas serve de alerta. Mesmo equipes com pouca tradição podem surpreender e mandar a Seleção mais cedo para casa. É necessário se manter concentrado, nunca subestimar os rivais e não desperdiçar chances de gol. As fortes Alemanha, Bélgica e Uruguai já estão fora deste Mundial.



Imagem extraída de www.facebook.com/fifaworldcup




Nenhum comentário:

Postar um comentário