quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

O Melhor Ataque É a Defesa

Kolo Muani fez o gol da classificação francesa diante do
Marrocos (imagem extraída de www.facebook.com/fifaworldcup).



Não pude acompanhar a partida entre França e Marrocos no dia de ontem em virtude de compromissos, mas hoje pude assistir à reprise da partida graças ao canal do streamer Casimiro Miguel -dedicarei uma postagem a ele em breve.

O duelo entre França e Marrocos estava cercado de expectativas. Seria um novo confronto entre "ex-metrópole e ex-colônia" (o país africano fora colonizado pelos franceses durante a Segunda Revolução Industrial) e também pelo fato inédito de haver uma seleção da África participando das semifinais. Os europeus, porém, deram uma aula de contra-ataque e levaram a melhor no duelo.

Didier Deschamps, sem Upamecano e Rabiot, repetiu o 4-3-3/3-4-3 com Konaté e Fofana no lugar dos desfalques. Walid Regragui mudou sua formação para 3-4-3/5-4-1 possivelmente esperando por uma linha de quatro atacantes dos Bleus.

O Marrocos parece ter aprendido a lição após a "pane seca" diante da Espanha e começou a partida trocando passes em um ritmo mais lento. A estratégia também preservaria os desgastados jogadores após duas batalhas intensas contra os adversários ibéricos durante as fases anteriores.

A França aproveitou o início lento do Marrocos para adiantar linhas e interceptar os passes rivais. Os Bleus, em um erro na saída de bola adversária, conseguiram um contra-ataque rápido com Griezmann pela direita e que terminou em um belíssimo chute de Theo Hernández pela esquerda. 1x0 para os europeus.

Regragui, na sequência, foi obrigado a queimar uma substituição visto que o zagueiro Saïss não aguentou e entrou o volante Amallah em seu lugar. Os Leões de Teranga passaram a responder pelo lado direito com Hakimi e Ziyech mas a zaga francesa conseguiu negar os espaços.

O Marrocos foi encurralando os franceses ao longo do primeiro tempo e conseguiu criar algumas boas chances com cruzamentos ou bolas paradas, mas a zaga ou o goleiro Lloris contiveram as investidas africanas. Os Bleus tentavam responder em velocidade mas eram flagrados em impedimento ou foram detidos pela recomposição adversária.



França, em 3-4-3, aproveita a lentidão inicial do Marrocos
para subir a marcação e pressionar a saída de bola rival.
Leões do Atlas, em 5-4-1/3-4-3, tentam responder
principalmente pela direita com Hakimi e Ziyech mas a
defesa francesa consegue abafar (imagem obtida via this11.com).



O Marrocos tenta o empate adiantando linhas e ainda forçando principalmente pela direita. Os Leões do Atlas conseguem encurralar a França e trocam passes, rondando a área de Lloris mas pecam nas finalizações ou na tomada de decisões. Os africanos tomam o cuidado em não acelerar demais o jogo e cansar ainda mais o seu já desgastado elenco.

A França aceita a pressão adversária, "sofre" em campo e contra-ataca principalmente pela esquerda com Mbappé, aproveitando as subidas de Hakimi. Em um desses lances, o camisa 10 bagunça a zaga marroquina e encontra Kolo Muani que dá o golpe final. Bleus 2x0.



Marrocos adianta linhas, ronda a área de Lloris e força jogadas
principalmente com seu lado direito, mas peca nas finalizações
ou na tomada de decisões. França responde principalmente pela
esquerda aproveitando as subidas de Hakimi e dá o golpe final
com Kolo Muani (imagem obtida via this11.com).



França, mais uma vez, mostra a força do seu banco de reservas ao superar os desfalques e derrota o Marrocos em uma aula de contra-ataque. Os Leões do Atlas saem de cabeça erguida com a melhor campanha de seleções africanas em Copas do Mundo, mas pecam nos arremates e também ao deixar espaços pra Mbappé.

Os Bleus farão a final contra a Argentina no domingo em um duelo muito aguardado entre Mbappé e Messi, ambos companheiros de Paris Saint-Germain. O Marrocos terá a disputa pelo bronze no próximo sábado diante da velha conhecida Croácia -ambos se encontraram na fase de grupos em um duelo lento e que terminou em um merecido empate.

Didier Deschamps estava se destacando pelo futebol mais técnico e ofensivo durante os últimos jogos, mas o ex-volante demonstrou que ainda sabe ser pragmático apesar de não contar com Kanté ou Matuidi. O time francês soube "sofrer" em campo e aproveitou muito bem os espaços oferecidos pelo Marrocos.



Imagem extraída de www.facebook.com/fifaworldcup



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário