segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Jogadores "Cozidos"

Kalvin Phillips foi vetado por Guardiola porque teria voltado
"acima do peso" (imagem extraída de www.facebook.com/mancity).



Nem uma semana se passou desde o término da Copa do Mundo e futebol europeu já voltou às atividades com alguns jogos válidos pelas copas nacionais. A Premier League retorna hoje com o tradicional Boxing Day, quando haverá rodada cheia (desta vez, excepcionalmente dividida em duas datas) no dia em que as lojas da Inglaterra queimam seus estoques de Natal, daí o nome. 

A temporada europeia, contudo, enfrenta uma situação inédita que foi justamente a pausa para a Copa do Mundo. A maioria dos jogadores que foi ao Catar teve direito a alguns dias de folga extras após tantas partidas desgastantes, mas alguns já estão de volta às atividades em seus respectivos clubes. Na partida entre City e Liverpool, por exemplo, De Bruyne, Aké, Stones, Fabinho, Hendo e Darwin Núñez entraram em campo para jogar a EFL Cup.

Nós brasileiros estamos acostumados com tais interrupções mas esta será a primeira vez da Inglaterra e de todo o continente europeu em tal situação. Será bem difícil, portanto, prever como será o andamento da temporada no cenário inédito.



Imagem extraída de www.facebook.com/mancity



A preocupação será principalmente com a condição física dos atletas no cenário inédito. Há os que voltaram lesionados como Gabriel Jesus e os que retornaram fora de forma como Kalvin Phillips. E é possível que mais jogadores apresentem problemas no decorrer da temporada visto que a Copa do Mundo exigiu demais de todos eles. Cabe lembrar que a maioria dos futebolistas convocados para o Mundial atua no futebol inglês.

Talvez fosse mais sensato oferecer uma pausa de inverno mais extensa e recuperar os jogadores, principalmente os que viajaram ao Catar. Ganhariam todos os times em tal cenário, que poderiam descansar seus atletas e também realizar um planejamento mais cuidadoso para o restante da temporada. Ademais, a Copa deve aquecer bastante o mercado de transferências visto que o Mundial valorizou muitos futebolistas.

Há, contudo, a preocupação com o calendário, em especial na Inglaterra onde há duas copas nacionais (EFL Cup e FA Cup). Não obstante, o futebol parou no país em setembro deste ano em virtude da morte da Rainha Elizabeth II, o que tornou as datas disponíveis ainda mais escassas. Ou seja: os jogadores terão mesmo de se esforçar porque não há outra escolha.

Os fãs, portanto, terão de torcer mais do que nunca para que seus times não sofram mais baixas no decorrer da temporada. E isto vale principalmente na Inglaterra, onde os jogadores terão de atuar "cozidos" após uma intensa Copa do Mundo...



Gabriel Jesus voltou da Copa lesionado e deve perder vários jogos
pelo Arsenal (imagem extraída de www.facebook.com/gabrieljesus).




Nenhum comentário:

Postar um comentário