domingo, 11 de agosto de 2013

A Culpa É de Quem?

O único consenso sobre a má fase do meu São Paulo é a respeito dos problemas políticos envolvendo o mandatário Juvenal Juvêncio. O Tricolor deixou de ser um exemplo de administração e se rebaixou ao nível do que os rivais eram na década passada.

O que, contudo, ninguém consegue explicar é o desempenho do time em campo nos últimos jogos. Cada autor tem teorias diferentes a respeito.

Paulo Autuori? O treinador foi contratado por causa do Mundial Interclubes conquistado em 2005. E ele parece viver até hoje daquela conquista. Não obstante, Autuori adota táticas pouco criativas e estritamente defensivas, como escalar três volantes. No entanto, penso que ainda é cedo para culpar o treinador que recebeu um incêndio para apagar. Creio que ele seja o menos culpado pela situação.

Rogério Ceni? Na polêmica entrevista concedida por Ney Franco, o treinador declarou que Rogério influencia de maneira muito negativa o elenco. Como definiu Tostão de forma brilhante em sua coluna: "Se o time vai mal, a culpa é do Rogério Ceni. Se o time vai bem, o mérito é do Rogério Ceni". Émerson Leão, contudo, saiu em defesa de Rogério. Leão já trabalhou com Ceni duas vezes e o ex-goleiro não é de fazer média com ninguém.

Ganso? Há quem diga que o meia não rende em campo o mesmo que no Santos, mas há meio-campistas capazes de substituí-lo. Ademais, será que Paulo Henrique não estaria atuando fora de sua posição favorita?

Lucas? Há quem credite a má fase do time à saída de Lucas para o Paris Saint-Germain. Eu até poderia acreditar nessa história se não fosse por um detalhe: o São Paulo não atuava em função de Lucas. Nunca vi o time armar jogadas exclusivamente para o menino de Cotia brilhar. E o São Paulo jogou desfalcado de Lucas dezenas de vezes no ano passado por causa de suas convocações para a Seleção Brasileira.

Luis Fabiano? Teria culpa se continuasse a ser expulso de campo como acontecia no primeiro semestre.

A situação do Tricolor é preocupante, mas, como escreveu André Kfouri em sua coluna no jornal Lance: apenas um terço do campeonato foi cumprido e ainda há muitas rodadas. É uma situação difícil, mas não é o fim de mundo e ainda muita água vai rolar até o fim do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário