segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O que a Suíça Pode Acrescentar ao Brasil?

Imagem extraída do Facebook oficial de Xherdan 
Shaqiri- http://www.facebook.com/XS1991

O primeiro amistoso do Brasil após a conquista da Copa das Confederações 2013 será contra a Suíça na casa dos adversários.

Os suíços não têm uma grande tradição no futebol e, à primeira vista, não podem ser considerados como um adversário à nossa Seleção. A presença dos adversários em copas do mundo e em eurocopas também não é frequente. Nossos rivais, inclusive, não estiveram presentes na Euro 2012.

Questiona-se: um adversário assim pode ter algo a acrescentar ao Brasil? Ou seria apenas um adversário fácil para dar confiança ao time?

Dois fatores podem tornar o amistoso interessante. O primeiro é que os adversários, há mais ou menos um ano atrás, deram uma surra na Alemanha, em amistoso preparatório para a Euro 2012. O placar foi de 5x3 para o time de camisa vermelha.

O segundo são os destaques individuais do país, principalmente os meias Xherdan Shaqiri (do Bayern München) e Gökhan Inler (do Napoli). Shaqiri é reserva de Franck Ribéry, mas já mostrou muito talento e maturidade (ele tem apenas 21 anos) em campo ao substituir o titular. Inler, por sua vez, é um dos articuladores do Napoli, sendo um dos grandes responsáveis pelo bom desempenho do time nos últimos anos juntamente com Lavezzi e Cavani (que já deixaram a equipe). A Seleção Suíça tem, ainda, muitos atletas que atuam no futebol alemão, como Granit Xhaka (Borussia Mönchengladbach), Tranquillo Barnetta (Schalke 04) e Diego Benaglio (Wolfsburg). Esses atletas podem oferecer desafio à nossa Canarinho.



Imagem extraída do Facebook oficial de Gökhan Inler- http://www.facebook.com/Goekhan.Inler

Confesso que não acredito que a Suíça seja o adversário que o Brasil precisa enfrentar para justificar a reputação que tem no futebol. Gostaria muito que a Canarinho fizesse uma revanche contra a Argentina de Messi ou que enfrentasse os "campeões da Champions League" (a Seleção Alemã, que tem como base o Bayern e o meu Borussia Dortmund). Mas com a presença de bons destaques individuais e com um histórico de surpresas, os adversários suíços poderão tirar um coelho da cartola e dar um calor no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário