sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Muito Prazer, Guardiola

Imagem extraída do Facebook oficial do Bayern München-
http://www.facebook.com/FCBayern

Quando Jupp Heynckes se aposentou e passou o bastão a Pep Guardiola, muitos se perguntavam se o treinador espanhol, que se notabilizou ao implantar o "Tiki-Taka" no Barcelona, poderia repetir o mesmo sucesso no clube bávaro. A resposta foi dada na tarde de hoje (à noite em Praga, capital da República Checa).

O Bayern ainda não me pareceu muito à vontade com o novo estilo de jogo. Pudera, com tantos atletas altos, fortes e rápidos, o time bávaro tem maior propensão a atuar em jogadas individuais velozes e apostar no jogo aéreo. Os placares magros nos últimos jogos e a derrota para o rival Borussia Dortmund (na Supercopa da Alemanha) eram indícios de que Guardiola teria dificuldade em implantar seu estilo -que funciona muito bem com os atletas baixinhos do Barça- em uma equipe mais física e explosiva.

O que eu vi em campo hoje, no entanto, foi o toque de bola aliado ao estilo de defesa que vem caracterizando a Espanha e o Barcelona nos últimos jogos -Dante e Boateng atuando bem próximo à linha da intermediária e liberdade para os laterais apoiarem.

O Chelsea, que se notabilizou pelo jogo feio, covarde e violento de 2012, parecia respirar novos ares. A vinda de Shürrle, Hazard e Oscar tornaram a equipe bem mais ofensiva e com futebol um pouco mais agradável. E a equipe azul deve receber o ex-corinthiano Willian em breve. Espero que ele consiga espaço para jogar porque ele tem futebol para atuar pela Seleção Brasileira. A concorrência, no entanto, vai ser dura, com Hazard, Mata e Oscar.

Vocês se lembram quando eu mencionei que o futebol inglês estava fazendo mal para o Ramires? Pois é! O, outrora, volante habilidoso e ofensivo agora tem a cintura dura e comete muitas faltas. Hoje ele foi expulso e obrigou Mourinho a recuar o time inteiro e torcer para as cobranças de pênalti chegarem logo.

Nos pênaltis, Petr Čech quase conseguiu salvar a pátria ao pular no canto certo em duas cobranças mas chegar atrasado por frações de segundos às bolas. No final, Manuel Neuer bloqueou o pênalti do belga Lukaku e foi o herói da noite.

O jogo de hoje mostra que Guardiola pode, sim, dar continuidade ao excelente trabalho de Jupp Heynckes e manter o Bayern no topo. O espanhol, no entanto, que se prepare, pois, como detentor do título da última Champions, o time bávaro é o grande adversário a ser batido por todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário