segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Da Tragédia ao Estrelato


Imagem extraída de http://www.facebook.com/KubaBlaszczykowski

O meio-campista Jakub Błaszczykowski, mais conhecido pelo apelido Kuba, é o capitão da Seleção Polonesa e um dos principais atletas do meu Borussia Dortmund, equipe que ele defende desde 2007.

Kuba é um dos pilares do time do Borussia, atuando preferencialmente pelo lado direito junto dos compatriotas Łukasz Piszczek e Robert Lewandowsi. Aliando força e técnica, o polonês já conquistou duas Bundesligas (2010-11 e 2011-12), uma DFB Pokal (2011-12) e uma Supercopa da Alemanha (2012-13). O sucesso e a importância do atleta em campo fizeram de Błaszczykowski um dos atletas mais aclamados do Borussia Dortmund e da Seleção Polonesa, tanto pelos torcedores quanto pelos colegas de time.


O passado de Błaszczykowski, no entanto, foi marcado por uma tragédia familiar: em 1996, quando tinha entre 10 e 11 anos, Kuba presenciou o seu pai, Zygmunt, assassinar a sua mãe, Anna, a facadas após uma forte discussão. Zygmunt foi condenado a 15 anos de prisão pelo crime.

Arrasado, o pequeno Błaszczykowski passou quatro dias sem sair de sua cama. Seu tio, o ex-capitão da Seleção Polonesa Jerzy Brzęczek, confortou o pequeno Kuba e convenceu-o a continuar no futebol como caminho para a superação da tragédia. Jakub passou a morar com a avó, a quem o jogador dedica todo o sucesso alcançado.

O pai de Kuba foi solto em 2011 após cumprir a pena. Desde o momento do crime, o jogador nunca mais teve qualquer contato com o pai e sequer foi visitá-lo na prisão. Błaszczykowski, contudo, esteve presente no funeral de Zygmunt, que morrera em maio de 2012, um mês antes do início da Eurocopa do ano passado.

Hoje, Kuba encontra forças para conversar sobre o doloroso assunto, algo que ele não conseguia há algum tempo atrás. "Eu nunca vou entender o que houve, e esta pergunta 'por quê?' vai ficar comigo até minha morte. Eu não sei se algum dia vou ter uma resposta, ou sequer se estou pronto para procurar por uma" -declarou o atleta em entrevista a respeito do fato que marcou sua infância.

Błaszczykowski é um exemplo de superação e força de vontade. Por maiores que tenham sido as perdas em nossas vidas, desistir nem sempre é a melhor opção. Muitas vezes, o futuro nos reserva um destino luminoso e cheio de glórias. Kuba jamais teria encontrado o sucesso que ele desfruta nos dias de hoje se tivesse ignorado os conselhos do tio Brzęczek.


Imagem extraída de http://www.facebook.com/KubaBlaszczykowski

Católico devoto, Jakub Błaszczykowski mantem viva a imagem de sua mãe a cada conquista. A cada gol marcado, o jogador olha para os céus como se estivesse compartilhando de sua alegria com ela. E pode ter certeza, Jakub, que sua mãe retribui cada gesto seu derramando bênçãos em sua vida e em sua carreira.


Baseado em:
- Sólo 90 Minutos- http://solo90minutos.blogspot.com.br/2012/07/blaszczykowski-y-su-trauma-de-la.html
- UOL Esportes- http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/eurocopa/ultimas-noticias/2012/06/16/jogador-que-viu-pai-assassinar-mae-na-infancia-e-esperanca-de-classificacao-da-polonia.htm
- Wikipedia- http://en.wikipedia.org/wiki/Jakub_Blaszczykowski

Nenhum comentário:

Postar um comentário