terça-feira, 27 de agosto de 2013

Sem Perder o Rebolado

Imagem extraída do Facebook oficial do Tottenham Hostspur
http://www.facebook.com/TottenhamHotspur

Assisti à partida entre Tottenham e Swansea City realizada durante o último domingo. Os Spurs, apesar da torcida a favor, tiveram dificuldade em superar o empenhado adversário galês (comandado pelo grande Michael Laudrup) e venceram os Cisnes pelo apertado placar de 1x0, com gol anotado por Roberto Soldado de pênalti.

Com a licença dos exageros da imprensa esportiva, eu gostei da participação do volante Paulinho na partida. O atleta revelado pelo Audax-SP (time pertencente ao Grupo Pão de Açúcar) e com passagem vitoriosa pelo Corinthians buscou o jogo o tempo todo e teve boa presença no ataque. O jogador mostrou boa movimentação em campo e provou que volantes ofensivos podem, sim, fazer a diferença em campo sem comprometer a defesa.

Paulinho fez uma boa escolha ao acertar com o Tottenham (ele era pretendido pela Internazionale). Forte e rápido, o volante tem um bom arranque e pode armar um contra-ataque partindo detrás da linha da intermediária e carregando a bola até a linha de fundo, possibilitando um bom cruzamento com o adversário de guarda aberta. O futebol inglês se notabiliza pelo jogo mais físico e o jogador tem as características desejadas pelos times na Terra da Rainha. Ele não é muito técnico -não tem o passe como característica e ainda dá muita trombada- mas o espírito coletivo do futebol europeu pode ajudá-lo a melhorar suas habilidades.

Espero, contudo, que Paulinho não siga o caminho do compatriota Ramires. Lembro-me até hoje quando aquele volante ofensivo explodiu pelo Cruzeiro entre 2008 e 2009 ao buscar sempre o jogo e ao efetuar alguns dribles. Desde que Ramires acertou com o Chelsea em 2010, contudo, o jogador tornou-se cada vez menos técnico e cada vez mais violento. O futebol inglês endureceu a cintura do ex-cruzeirense e transformou-o em um atleta forte e veloz, porém muito faltoso e pouco capaz de realizar um drible ou um passe bem feito. As exibições que Ramires realizou durante a "Era Mano Menezes" mostraram que seu futebol se perdeu em detrimento a força física. Uma pena.

Como o futebol de Paulinho vai evoluir nos Spurs? O Tottenham já teve muitos atletas com boa qualidade técnica, como Luka Modrić e Gareth Bale, e agora tem Roberto Soldado. Com a companhia de jogadores técnicos e/ou habilidosos, vejo possibilidade do volante brasileiro desenvolver qualidade no passe e visão de jogo. Mas frente a tantas equipes truculentas como adversários, há chances de Paulinho endurecer a cintura e se transformar em um verdadeiro jogador de rúgbi...

Nenhum comentário:

Postar um comentário