sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Uma Cabeça Pensante

Imagem extraída de http://www.facebook.com/coritibaoficial

Foi com imenso prazer e satisfação que eu li a magnífica entrevista do meia Alexandro de Souza, o Alex Cabeção, concedida ao jornal Lance. Aliás, eu utilizo desta alcunha para diferenciá-lo de outros atletas também chamados "Alex". Se ela estiver soando muito ofensiva ao atleta, por favor, me comuniquem.

Na entrevista, Alex fez críticas à Globo, à CBF, ao desleixo do futebol brasileiro com as categorias de base e até mesmo à nossa alienação em relação à política.

O nível do futebol brasileiro está ruim em todos os sentidos por uma série de problemas que vão desde os atletas até os dirigentes. É uma grande tristeza saber que nós já fomos o "País do Futebol", mas não fazemos mais jus ao rótulo. Ou será que alguém aprecia nossos times que têm muito mais raça do que técnica, os nossos calendários absurdos que marcam rodadas do Brasileirão em datas FIFA e os dirigentes que ficam anos no poder mandando e desmandando?

Alex disse o que a maioria dos atletas, infelizmente, se omite em falar. São poucos os que têm coragem de revindicar seus direitos ou fazer críticas a dirigentes mesmo quando têm razão.

Os nossos atletas deveriam seguir o exemplo de Alex. Dentro e fora de campo. Nos gramados, o camisa 10 é um atleta que resolve: o jogador pensa o jogo, arma as jogadas e faz muitos gols, além de ser extremamente profissional. Fora dos estádios, Alex demonstra um esclarecimento e consciência que parece faltar aos nossos atletas. É um atleta inteligente em muitos sentidos.

Já admirava Alex por ser um grande craque. E agora o admiro ainda mais por declarações dotadas de tamanha coragem e consciência. Não foi à toa que o jogador foi homenageado com uma estátua na Turquia, honraria que, como disse Paulo César Caju, jamais caberá a alguém que só corre e dá trombada.

Ao querido leitor ou leitora, segue aqui um link contendo trechos da entrevista do meio-campista ao jornal Lance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário