sexta-feira, 2 de agosto de 2013

É Só Amistoso, Minha Gente!

Imagem extraída do Facebook oficial do Barcelona- http://www.facebook.com/fcbarcelona


Assisti ao amistoso entre o meu Barcelona e o Santos. Como admirador do Barça e do futebol-arte, eu me deliciei com a goleada e a absurda posse de bola dos catalães. Não há como não se deixar encantar com a organização tática e com o toque de bola Blaugrana.

Não posso deixar de lamentar, contudo, a atitude de alguns torcedores e de alguns veículos da imprensa brasileira que consideraram "uma vergonha" o fato do Santos ter levado uma goleada do Barça. O mesmo vale para alguns que criticaram o São Paulo por ter ficado em quarto (e último) lugar na Audi Cup 2013. Algumas críticas, inclusive, vieram de torcedores dos próprios Santos e São Paulo.

O Torneio Joan Gamper e a Audi Cup são torneios amistosos utilizados pelos times europeus como preparação para cada temporada. Foi uma forma de clubes e organizadores capitalizarem em cima da pré-temporada de alguns dos maiores times da Europa. O Santos e o São Paulo foram convidados a participarem dos torneios como forma de divulgar a marca dos clubes no Velho Continente, ter contato com a cultura (e estilo de jogo) de outros países e, claro, faturar nos campeonatos.

A obrigação profissional de cada time é sempre vencer, é verdade. O torcedor mais exaltado, no entanto, deveria se conscientizar de que se trata de torneios amistosos e, portanto, são marcados apenas como forma de teste para os times. Devem ser encarados, sim, como obrigação profissional, mas não como uma decisão de campeonato. Ademais, já expliquei os vários motivos que fazem os times europeus estarem muito à frente dos nossos, não?

Pedir a cabeça do treinador ou reclamar desempenho dos jogadores por causa das derrotas nesses torneios amistosos é um grande exagero. Como o nome sugere, são torneios AMISTOSOS. Não há, portanto, motivo para instaurar uma crise no Santos ou no São Paulo por causa das derrotas que, sejamos francos, eram esperadas.

O Santos e o São Paulo estão de parabéns pelo desempenho em campo. Poderiam ter sido mais ousados, é verdade, mas pouco poderiam fazer diante do Tiki-Taka do Barcelona ou da verticalização do Bayern. A organização tática e a pressão intensa dos dois europeus tirou todo e qualquer espaço para os brasileiros atacarem.

Espero que o aprendizado oferecido pelos torneios tenham sido de valia para os dois times. No futuro, quem sabe, nós possamos enfrentar os europeus novamente de igual para igual, sem ter de depender da retranca ou da deslealdade.

Em tempo: gostaria de elogiar o desempenho do chileno Alexis Sánchez em campo. Fazia tempo que eu não via o camisa 9 jogar tão bem como hoje. Espero que a temporada 2013/14 seja muito próspera a você, Alexis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário