sexta-feira, 23 de agosto de 2013

É Bom, mas Pode Ser Melhor

Imagem extraída do Facebook oficial de Diego Forlán-
http://www.facebook.com/DiegoForlanOficial 

Acompanhei o segundo tempo da partida entre Internacional e Salgueiro, válido pela Copa do Brasil. O placar final foi de 3x0 para o Colorado. Foi uma boa vitória, é verdade, mas o placar poderia ter sido bem maior, sobretudo se levarmos em conta os jogadores que o técnico Dunga tem à disposição.

Forlán, Scocco, D'Alessandro e Alex Raphael são jogadores de bola. O time tem também o esforçado Bolatti (que sabe atuar defensivamente e, principalmente, ofensivamente) e Leandro Damião (centroavante razoável). O Inter tem, ainda, o zagueiro Juan, com passagens pela Seleção Brasileira e que atuou por muitos anos na Alemanha e Itália.

Dunga tem em mãos um elenco experiente e muito técnico. Quase todos os atletas que eu mencionei têm passagem pelo Velho Continente e, portanto, os jogadores em questão compreendem o significado da palavra "disciplina tática" tão valorizada pelos europeus. Não seria difícil, portanto, posicionar os jogadores e fazê-los trocar passes.

Dunga, infelizmente, ainda não perdeu os vícios que ele tinha na Seleção Brasileira -sua primeira experiência como treinador- e escala equipes muito mais preocupadas em evitar os gols do que fazê-los. O treinador era volante de contenção quando atuava e, portanto, ele também traz alguns resquícios de sua posição ao implantar sua filosofia de jogo.

Acho que não custa pedir ao treinador para tentar ser mais ousado. Poderíamos tranquilamente colocar todos os atletas para atuar juntos, afinal, quanto mais craques em campo, melhor. Isso deixaria a defesa muito exposta? É só fazer o time valorizar a posse da bola e o adversário não vai conseguir fazer nada.

Até tenho uma ideia para montar o time: poderíamos colocar o Bolatti centralizado como único volante, Alex e D'Alessandro na armação e Forlán, Damião e Scocco no ataque, sendo que o uruguaio poderia atuar centralizado e um pouco recuado como um "falso 9" que é a maneira como ele atua (bem) pela Celeste. Ah! E seria interessante que o capitão D'Alessandro obtivesse uma cidadania brasileira para que os quatro estrangeiros pudessem atuar juntos.

O Inter tem bons jogadores à disposição, mas a oitava posição no Campeonato Brasileiro com 22 pontos conquistados em 14 partidas não faz jus ao investimento e ao bom elenco que o Colorado montou.

Dunga, faça um favor ao seu time e a você mesmo: monte uma esquipe mais ofensiva. Você tem elenco de sobra para brigar pela liderança do Brasileirão e pelos títulos. Basta querer que você vai lotar a prateleira de troféus neste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário