segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Parabéns, Verdão!

Imagem extraída do Facebook oficial do Palmeiras-
http://www.facebook.com/sePalmeiras 

O Palmeiras completa hoje 99 anos de fundação e inicia a sua contagem para o centenário a ser realizado no próximo ano, em 2014.

Fundado por imigrantes italianos que se estabeleceram aqui em São Paulo, o clube recebeu o simpático nome de "Palestra Itália", o que explica a grade quantidade de descendentes italianos que torcem para a equipe alviverde.

O clube, porém, foi obrigado a mudar de nome após o Brasil ter declarado apoio aos Estados Unidos e Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial, o que posicionava o nosso país contra a Itália de Mussolini. O clube, então, foi rebatizado como "Sociedade Esportiva Palmeiras" para evitar qualquer alusão aos inimigos.


Imagem extraída de
http://www.facebook.com/ademirdaguiaoficial




O Palmeiras teve duas grandes gerações de atletas. Uma delas foi entre os anos 60 e 70, quando a equipe contou com grandes craques, eternizados pelo seu talento indiscutível. Nomes como Ademir da Guia (conhecido como "Divino"), Emerson Leão, Leivinha, César Maluco, Dudu e Luis Pereira faziam do Alviverde uma equipe temível a ponto de rivalizar com o Santos de Pelé e Pepe, e com o Botafogo de Jairzinho e Gérson. Nessa época, o Verdão ficou conhecido como "A Academia de Futebol" tamanha era a grandeza e talento da equipe.











Imagem extraída de www.facebook.com/MarcosGoleiro12



Outra grande geração surgiu nos anos 90, quando foi estabelecida a parceria Palmeiras-Parmalat. Na ocasião, vieram nomes como Edmundo, Evair, Sérgio, Velloso, Rivaldo, Roberto Carlos, Zinho, Mazinho, Arce e Alex Cabeção. Não podemos, claro, deixar de mencionar aquele que é considerado, por muitos, o maior nome de todos os tempos do Verdão, Marcos Roberto dos Reis Silveira, o "São Marcos". Entre os palmeirenses há a discussão de quem foi o maior atleta a vestir a camisa alviverde: se foi São Marcos ou o Divino Ademir da Guia.







O dia de hoje poderia ser motivo de festa aos palestrinos. Infelizmente, dirigentes sem comprometimento com o clube, treinadores retranqueiros e atletas com muita raça e pouca técnica mancharam o nome do Palmeiras ao rebaixar a equipe duas vezes para a Segunda Divisão neste século. Os responsáveis por tamanha barbaridade não fazem ideia do quão grande é o nome do Palmeiras. A Série B não é lugar para um clube da magnitude do Verdão e levar o clube de volta à elite do futebol brasileiro é mera obrigação: dirigentes, comissão técnica e atletas têm a missão de limpar o nome do Palestra e devolver ao torcedor palmeirense o orgulho de vestir a camisa alviverde.

O Blog FarmaFootball, por meio deste post, deseja muitas felicidades ao Palmeiras e aos palmeirenses, e que a atual geração de atletas faça o time honrar novamente a alcunha de "Academia de Futebol".

Nenhum comentário:

Postar um comentário