quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Brasileirão Desvalorizado

O Campeonato Brasileiro oferece até quatro vagas para a Copa Libertadores. Com vinte times disputando a competição, isso significa que cada equipe tem uma chance em cinco de ficar com uma vaga.

Acredita-se que a Copa do Brasil seja um "atalho" para chegar à competição sul-americana. No entanto, no torneio em formato de mata-mata são inscritos 128 times, mas apenas um deles, o campeão, terá direito à vaga na Libertadores. Na Copa Sulamericana, a mesma coisa: há muito mais times do que os vinte do Brasileirão, mas apenas um terá seu passaporte carimbado para a competição continental.

Com a possibilidade dos times que disputaram a Libertadores 2013 jogarem pela Copa do Brasil; Palmeiras, Corinthians, Fluminense e Grêmio terão uma chance de se "redimirem" de suas eliminações na competição internacional. O Atlético Mineiro também estará presente, mas tenho minhas dúvidas se Cuca e seus comandados vão se dedicar à competição, uma vez que estarão preocupados com o Mundial Interclubes a ser realizado no final do ano.

Na Sulamericana, o São Paulo -atual campeão da competição- já começa classificado para as oitavas-de-final. Coritiba, Criciúma, Portuguesa, Ponte Preta, Sport, Náutico, Vitória e Bahia farão companhia ao Tricolor.

A vantagem da Sulamericana e da Copa do Brasil é que o nível técnico destas competições é inferior ao do Brasileirão e, portanto, os torneios são teoricamente mais fáceis. Ademais, há times que -dizem- jogam muito melhor no mata-mata do que nos pontos corridos por terem torcidas maiores.

O fato das duas competições ocorrerem paralelamente ao Brasileirão e oferecerem o mesmo prêmio (a vaga na Copa Libertadores) terá impacto direto no Campeonato Brasileiro, com os times poupando os seus titulares para os torneios de mata-mata. O resultado: se o nível técnico do Brasileirão já é ruim, tende a piorar com as equipes mandando a campos seus times reservas.

Os times que estão na Série B do Brasileirão também terão mais facilidade de ir à Libertadores. Isso desvaloriza a Série A que é considerada a "elite" do futebol nacional. Nossas equipes já valorizam em demasia a participação na competição continental e consideram os títulos algo supérfluo. Agora, poderão "brincar" no Brasileirão, cair para divisões inferiores e, mesmo assim, poderão ficar bem com o torcedor porque sempre terão o direito de disputar a Libertadores. E se conseguirem se sagrar campeões na competição internacional, ninguém vai ligar para a humilhação de estar na Segunda Divisão, nem mesmo os torcedores

Ainda é muito cedo para falar de que maneira a Sulameircana e a Copa do Brasil irão influenciar o Campeonato Brasileiro 2013, mas, conhecendo a nossa cultura no futebol, a tendência é de que os nossos times priorizem o mata-mata e deixem os pontos corridos de lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário