quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Antítese

Imagem extraída do Facebook oficial do Manchester United- http://www.facebook.com/manchesterunited

O Manchester United e o Real Madrid não são propriedades de nenhum magnata do Oriente Médio, Leste Europeu ou Ásia, mas são clubes que torram os tubos a cada temporada para encher seus elencos de estrelas.

Os Red Devils não pouparam despesa para trazer Juan Mata e Fellaini nesta temporada, enquanto o Real trouxe Isco, Illarramendi, Carvajal e Gareth Bale (este último pela impressionante quantia de €100 milhões). Ambos os times também estão de treinadores novos nesta temporada -o escocês David Moyes assumiu o Manchester enquanto o italiano Carlo Ancelotti foi contratado pelo Real Madrid. No entanto, os dois times fazem campanhas totalmente opostas a despeito dos investimentos monstruosos feitos nos respectivos elencos.

Foi triste ver o Manchester ser derrotado pelo humilde Olympiacos da Grécia na partida de ontem válida pelas oitavas-de-final da Champions League. Na Premier League, o time vermelho está na modesta sexta colocação com 45 pontos. Os Red Devils já parecem conformados com a perda do título inglês e tentarão, ao menos, uma vaga para a Champions 2014-15. Tarefa bastante complexa, uma vez que Chelsea, Arsenal, City e o arquirrival Liverpool estão bem na Liga Inglesa.

O Real, por outro lado, faz uma campanha espetacular na Champions e aplicou uma goleada impiedosa de 6x1 no Schalke 04. E poderia ter sido ainda maior se Benzema e Cristiano Ronaldo não tivessem perdido tantos gols. Na Liga BBVA, os Merengues lideram com 63 pontos -três a mais que Barcelona e Atlético de Madrid- e se mostram recuperados do baque inicial da temporada.

Uma possível hipótese para a má fase do time vermelho (levantada por um amigo) é o fato dos atletas de defesa estarem muito "velhos" para dar segurança à defesa. Concordo em partes ao ver tantos zagueiros experientes apresentando bons serviços em campeonatos europeus, mas Vidić, Ferdinand e Evra já têm mais de 30 anos, sendo que o sérvio e o inglês vêm convivendo com lesões frequentes.

Eu, no entanto, creio que o problema seja o treinador David Moyes. Não acho que ele mereça ser demitido, como alguns torcedores vêm pedindo, mas o escocês dirigindo o Manchester é como você contratar um piloto de kart e colocá-lo para pilotar uma Ferrari: ele até pode ser talentoso, mas leva tempo para aprender a tirar proveito de todo o potencial do bólido. E Moyes, acostumado a comandar o modesto Everton, ainda não aprendeu a tirar o melhor de sua possante Ferrari vermelha. Ancelotti, por outro lado, já ganhou a Champions League duas vezes com o Milan. O italiano, portanto, está acostumado a trabalhar com grandes equipes e com grandes estrelas no elenco.

A temporada ainda não acabou e há muito chão para a sorte de Manchester e Real mudar, mas a responsabilidade dos ingleses é maior: eles precisam derrotar o Olympiacos no jogo de volta para salvarem a temporada.


Imagem extraída do Facebook oficial do Real Madrid- http://www.facebook.com/RealMadrid

Nenhum comentário:

Postar um comentário