quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Em Busca da América

Imagem extraída de http://www.facebook.com/BotafogoOficial

Botafogo e Atlético Paranaense irão disputar nesta noite a vaga para Libertadores 2014. Após anos longe da competição, o Fogão e o Furacão terão a grande chance de carimbar o retorno ao torneio que vale a conquista da América.

As chances são boas, afinal ambos os times contam com o mando de campo a favor e terão de reverter resultados não muito complexos. O Botafogo perdeu por 1x0 do Deportivo Quito do Equador enquanto o Atlético sofreu um revés de 2x1 pelas mãos do Sporting Cristal do Peru. Os brasileiros se seguraram bem na altitude, condição que sempre favorece os times andinos. Ainda assim, continua meu protesto para que os clubes brasileiros que nunca realizam a preparação adequada para enfrentarem os Andes. Poderíamos fazer pré-temporada em países como Colômbia ou Bolívia ou mesmo reproduzir a composição do ar na altitude em salas fechadas diminuindo o percentual de oxigênio no ambiente, por exemplo.

Lamento, no entanto, que o Fogão e o Furacão tenham tomado decisões duvidosas para a disputa da Libertadores. O Botafogo não renovou com o técnico Oswaldo de Oliveira e perdeu atletas como Rafael Marques e Seedorf (esse último se aposentou e hoje treina o Milan). No Atlético, a mesma coisa: saíram o técnico Vagner Mancini e o meia Paulo Baier. Talvez nem todos os treinadores ou atletas mencionados sejam brilhantes, mas eles ajudaram os clubes a chegarem à Libertadores, ou melhor, aos playoffs da competição. Você tem um time acostumado com um treinador e com atletas importantes e modifica tudo isso justamente na hora mais importante. Espero que eu esteja errado, mas foram medidas muito arriscadas e duvidosas.

O Furacão se garante com vitória de 1x0 ou com vitória por pelo menos dois gols de diferença caso os peruanos marquem -2x1 aos paranaenses leva a decisão aos pênaltis. O Fogão terá de vencer por dois gols de diferença -se vencer por 1x0, a decisão vai para os pênaltis e em caso de qualquer outra vitória por um gol de diferença (2x1, 3x2, 4x3, ...) os equatorianos ficarão com a vaga.

Boa sorte aos brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário