quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O Gigante Acordou

Imagem extraída do Facebook oficial do Bayern München- http://www.facebook.com/FCBayern

Quem achava que Mario Mandžukić iria perder espaço para Robert Lewandowski após um princípio de crise entre o croata e o Bayern, vai ter de mudar os conceitos. O camisa 9 está marcando gols em praticamente todas as partidas que disputa e ontem anotou três gols sobre o Hamburger SV (ou Hamburgo), em jogo que terminou em 5x0 para os bávaros. Dante e Robben anotaram os outros dois gols.

Assisti ao atacante jogar pela primeira vez na Eurocopa de 2012. Não era exatamente um craque, mas se movimentava bem em campo, jogava pelo centro ou pelo lado esquerdo, sabia atuar com a bola no chão ou no ar e, claro, fez três gols na competição, sendo nomeado um dos artilheiros do campeonato. Aquele time da Croácia comandado por Slaven Bilić jogava um bom futebol com a bola no chão e um bom meio-de-campo com Perišić, Modrić e Rakitić. Lamentei que, com a saída do treinador, o time passou a jogar muito mais na força do que na técnica.

Ainda naquele ano, Mandžukić havia acertado sua transferência para o Bayern München após o sucesso na Euro 2012. Ele rapidamente se adaptou à nova equipe, desbancou o antigo dono da posição (Mario Gómez) e faturou todos os títulos da temporada 2012-13.

Mandžukić chegou a perder posição com a chegada de Guardiola, que preferia atuar com um falso nove ao invés de um centroavante típico fazendo o pivô na área. Mario Götze e Thomas Müller, dois meio-campistas de origem, foram os atacantes centrais durante algumas partidas. Jogou algumas partidas e continuava fazendo gols decisivos mas, ainda assim, não era titular absoluto.

A crise se agravou pouco após o Bayern ter confirmado a assinatura de um pré-contrato entre Robert Lewandowski e o clube. Mandžukić teria ficado chateado com a possível perda de posição para o polonês e não teria se empenhado nos treinos, o que resultou em seu afastamento na partida contra o Borussia Mönchengladbach e muitas críticas de dirigentes bávaros. Seu nome passou a ser especulado em dezenas de clubes, incluindo Barcelona, Arsenal e Juventus.

Mandžo, no entanto, parece ter se acertado com a comissão técnica e dirigentes. Passou a ser relacionado novamente -inclusive como titular- e voltou a fazer muitos gols. Um belo hat-trick para calar a boca dos críticos e também daqueles que davam como certa a sua saída após o final da temporada. Parece que a história de Mandžukić pelo Bayern ainda não acabou.

O gigante croata de 1,87m acordou. E voltou a fazer muitos gols.


Leia mais:

Batom e Futebol- Mandzukic é suspenso temporariamente por Guardiola #Bundesliga: http://batomefutebol.wordpress.com/2014/01/26/mandzukic-e-suspenso-temporariamente-por-guardiola-bundesliga/

Batom e Futebol- “Mandzukic precisa manter sua forma”, diz diretor esportivo do Bayern #Bundesliga: http://batomefutebol.wordpress.com/2014/01/30/mandzukic-precisa-manter-sua-forma-diz-diretor-esportivo-do-bayern-bundesliga/

Batom e Futebol- Com hat-trick de Mandzukic, Bayern vai a semifinal da Copa da Alemanha: http://batomefutebol.wordpress.com/2014/02/12/com-hat-trick-de-mandzukic-bayern-vai-a-semifinal-da-copa-da-alemanha/

Nenhum comentário:

Postar um comentário