sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Aprendam a Torcer com o Molico, Organizadas

Imagem extraída do Facebook oficial do Molico Nestlé- http://www.facebook.com/moliconestle

Eu admiro muitas torcidas pelo mundo afora. Gosto muito da torcida do Borussia Dortmund que deu um belo espetáculo na Champions League da temporada passada. também aprecio alguns torcedores pacíficos do Liverpool, que cantam e apoiam o time nos bons e maus momentos.

Nenhuma torcida, no entanto, me impressionou mais do que a do meu Molico/Nestlé. A torcida sempre faz muito barulho e pressiona as rivais. O melhor, contudo, apareceu em um dos momentos mais adversos do time, quando a equipe de Osasco foi derrotada em casa pelo SESI. A torcida xingou? Calou? Nada disso. Continuou apoiando a equipe do mesmo jeito. E continua comparecendo em peso no Ginásio José Liberatti. Nada de modismo.

Muito mais do que celebrar os bons momentos de um time, é importante apoiar a equipe nos maus momentos. Os momentos de crise são justamente os instantes em que as equipes mais precisam de apoio.

As "torcidas" do futebol, no entanto, quase sempre dão o mau exemplo. Já começam a vaiar o próprio time no primeiro passe errado, ficam "vigiando" os atletas (como se jogadores não fossem seres humanos e não tivesse o direito de se divertirem) e ainda alguns tentam ameaçar ou agredir os próprios futebolistas.

Se uma equipe vive um momento de crise, como ela pode se recuperar se não tem apoio? Já escrevi que o torcedor tem o direito de protestar quando o time joga mal, mas eu não conheço nenhuma pessoa que tenha melhorado após sofrer violência de qualquer natureza.

Pode ter a certeza que o torcedor do Molico foi fundamental para que aquela derrota não se transformasse em crise e arruinasse toda a temporada. O apoio em um momento tão difícil ajudou a equipe a se superar e seguir o caminho. Tanto que o Molico derrotou o próprio SESI duas semanas depois em plena Vila Leopoldina. E o torcedor de Osasco estava lá fazendo barulho, mesmo estando na casa das rivais.

Sempre digo que o futebol tem muito a aprender com o vôlei. E, pelo jeito, o torcedor também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário