sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Uma Seleção que Não Representa seu Futebol

Imagem extraída de http://www.facebook.com/CBF

A Seleção Brasileira será formada apenas por atletas que atuam no exterior na Copa do Mundo, salvo dois ou três nomes. Essa tem sido a realidade de nossa seleção nos últimos anos.

Gostem ou não, o futebol europeu é muito melhor que o brasileiro. Mesmo os times que se apoiam em brucutus jogam um futebol muito melhor que qualquer equipe aqui do Brasil.

Não é exagero dizer que a Seleção Brasileira não representa o futebol jogado no Brasil. Talvez, apenas pelo fato do treinador, o senhor Luiz Felipe Scolari, priorizar a marcação e o jogo físico, não vejo traços do atual futebol brasileiro na Seleção.

Óbvio que muitos criticam o fato de poucos atletas que atuam no futebol brasileiro tenham chances na Seleção, mas que tal observarmos os nossos times jogando? Alguma equipe sabe atuar de maneira coletiva? Só o Cruzeiro e, talvez, o Atlético Mineiro. Nossos times sabem criar chances de gol? Só em bola parada ou na correria -não considero um chutão aleatório em direção à área uma jogada. Estamos formando novos talentos? Nós escolhemos jogadores muito mais pela suas características físicas do que pelas técnicas e ainda só contratamos por influência de empresários, colocando interesses pessoais ou políticos acima dos clubes. E por aí vai. Basta deixar de lado o fanatismo pelo seu clube de coração que a realidade aparece.

Como escrevi em outro post, precisamos da ajuda dos clubes europeus para que nossa Seleção possa competir com grandes adversários. Somos dependentes da Europa e, no fundo, todos nós reconhecemos que o talento brasileiro depende dos gramados europeus para se desenvolver. Os que ficam, são caçados impiedosamente pelos defensores brucutus.

Enquanto o nível do nosso futebol não melhorar, nós dependeremos da Europa para formarmos uma Seleção capaz de enfrentar nossos grandes rivais de igual par igual. E, enquanto isso, a Seleção não representará o futebol brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário