quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Sem Destino

Imagem extraída do Facebook oficial do São Paulo- http://www.facebook.com/saopaulofc

Alguém pode me explicar que regra absurda foi essa que inventaram para o Campeonato Paulista de 2014? Os times simplesmente não enfrentam os rivais da mesma chave e com isso ficam dependentes da boa vontade e tropeço de adversários. Há, inclusive, a bizarra possibilidade de um time classificado para o mata-mata empatar em pontos com o rebaixado.

Vejamos a situação do Corinthians: terceiro lugar em seu grupo, o Timão pode vencer todos os seu jogos restantes e, mesmo assim, todo o esforço pode terminar em vão. Isso porque depende que seus adversários de chave, Botafogo e Ituano, percam suas partidas. Como não existe confronto direto entre o Coringão com o Galo e a Pantera, só uma combinação de resultados permitiria à equipe do Parque São Jorge se classificar.

Não adianta dizer que isso foi culpa do Bom Senso FC porque isso não é verdade. O movimento liderado por Alex e Paulo André solicitava por mais períodos mais longos de férias e pré-temporada. Os campeonatos europeus são muito mais curtos e mais organizados que os sul-americanos e faturam muito mais, o que é uma vergonha para o Brasil, que se considera o País do Futebol.

O charme do Campeonato Paulista se foi há muito tempo. Antigamente, clubes do Interior de São Paulo brigavam em condições de igualdade com Santos, São Paulo, Palmeiras e Corinthians. Hoje isso ainda acontece, mas porque as grandes equipes se permitiram nivelar por baixo. Foi triste ver os quatro maiores times do Estado levando aperto de times do "quilate" de Botafogo de Ribeirão Preto, São Bernardo ou Bragantino. Não obstante, a federação cria um campeonato inchado com vinte equipes e agora inventa essa regra em que um time não tem controle sobre seu próprio destino...

Nenhum comentário:

Postar um comentário