segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Começa a Busca Pela América

Imagem extraída de http://www.facebook.com/atleticooficial

Para a minha felicidade, as equipes ofensivas ou que jogam um bom futebol -Santa Fé, Lanús e Universidad de Chile- passaram pelos playoffs da Libertadores e poderão disputar a fase de grupos da competição. Os dois brasileiros que tiveram de disputar a etapa classificatória, Atlético Mineiro e Botafogo, também sobreviveram e terão a chance de ajudar o Brasil a manter a hegemonia na competição. Nosso país levantou quatro taças consecutivas nos últimos anos (2010 com o Inter, 2011 com o Santos, 2012 com o Corinthians e 2013 com o Atlético MG).

Farei uma breve análise de cada grupo e, claro, darei meus palpites sobre quem deve se classificar para o mata-mata.


GRUPO 1- Vélez Sarsfield (Argentina), The Strongest (Bolívia), Universitario (Peru) e Atlético PR (Brasil): dos times deste grupo, apenas o Vélez já foi campeão na Libertadores (1994). O Atlético aparece com o segundo melhor desempenho, tendo sido vice-campeão em 2005. Creio que esta tradição prevaleça na classificação dos times, uma vez que o Vélez é tecnicamente o melhor time dos quatro. O irregular Atlético deve pegar a segunda vaga, uma vez que o Universitario e o Strongest são dependentes da altitude, como a maioria dos times andinos.

Palpite: Vélez (1º) e Atlético PR (2º)


GRUPO 2- Unión Española (Chile), San Lorenzo (Argentina), Independiente del Valle (Equador) e Botafogo (Brasil): o Fogão caiu em um grupo sem adversários de tradição na competição. A Unión Española foi vice-campeã em 1975 enquanto o San Lorenzo tem títulos na extinta Copa Mercosul (2001) e na Sulamericana (2002). Boas chances para o Glorioso pegar uma vaga, mas também terá de lutar contra a irregularidade de sua equipe. O San Lorenzo deve disputar a segunda vaga com a Unión Española e o Independiente só deve vir a passeio.

Palpite: Botafogo (1º) e San Lorenzo (2º)


GRUPO 3- Cerro Porteño (Paraguai), O'Higgins (Chile), Deportivo Cali (Colômbia) e Lanús (Argentina): aqui vou torcer de peito aberto para os argentinos, que jogam no ataque e possuem um bom time. Nenhuma das equipes deste grupo venceu a Libertadores. O Cerro Porteño deve ficar com a segunda vaga, enquanto o Deportivo e o O'Higgins devem vir apenas a passeio.

Palpite: Lanús (1º) e Cerro Porteño (2º)


GRUPO 4- Atlético MG (Brasil), Club Nacional (Paraguai), Zamora (Venezuela) e Santa Fe (Colômbia): o Galo não deve ter grandes dificuldades neste grupo, uma vez que os rivais têm pouca tradição na competição. O ofensivo Santa Fe deve ficar com a segunda vaga.

Palpite: Atlético MG (1º) e Santa Fe (2º)


GRUPO 5- Cruzeiro (Brasil), Defensor (Uruguai), Real Garcilaso (Peru) e Universidad de Chile (Chile): vou torcer para que Cruzeiro e Universidad de Chile se classifiquem, pois são duas equipes que jogam um belo futebol, trocando passes e atuando no ataque. E devem conseguir, uma vez que o Defensor e o Real Garcilaso não tem tradição em competições internacionais e nem têm bons desempenhos recentes.

Palpite: Cruzeiro (1º) e Universidad de Chile (2º)


GRUPO 6- Newell's Old Boys (Argentina), Grêmio (Brasil), Atlético Nacional (Colômbia) e Nacional (Uruguai): o Grêmio e o Nacional já foram campeões na competição, mas creio que o Newell's Old Boys deve levar a melhor, graças ao bom time, ao melhor desempenho recente e ao futebol mais ofensivo. O Grêmio e o Nacional devem brigar pela segunda vaga.

Palpite: Newell's Old Boys (1º) e Grêmio (2º)


GRUPO 7- Bolívar (Bolívia), Flamengo (Brasil), Emelec (Equador) e León (México): o Flamengo caiu em um grupo sem muita tradição na Libertadores, mas de melhor desempenho doméstico recente. Ainda assim, acho que o Mengão deve se classificar com tranquilidade. O León deve ficar com a segunda vaga.

Palpite: Flamengo (1º) e León (2º)


GRUPO 8- Peñarol (Uruguai), Arsenal (Argentina), Anzoátegui (Venezuela) e Santos Laguna (México): o Peñarol tem cinco títulos na competição, enquanto o Arsenal tem um título sulamericano. E acho que essa tradição deve prevalecer na classificação dos times.

Palpite: Arsenal (1º) e Peñarol (2º)

Nenhum comentário:

Postar um comentário