terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Estou com o Racing de Santander


Imagem extraída de twitter.com/R9Soldado

Na semana passada, um fato curioso chamou a atenção na Espanha. Em partida válida pelas quartas-de-final da Copa del Rey 2013-14, os atletas do Racing de Santander se abraçaram em campo e recusaram-se a enfrentar a Real Sociedad.

O motivo é um atraso no salário dos atletas que estão há três meses sem receber. A comissão técnica também está com os vencimentos atrasados há quatro meses. Os jogadores haviam ameaçado não entrar em campo contra a Real Sociedad caso o presidente do Racing, Ángel Lavín, renunciasse o caso.

O juiz encerrou a partida e os atletas do Racing deixaram o gramado sob aplausos e palavras de apoio de seus torcedores. Os jogadores receberam, ainda, o apoio de atletas da Seleção Espanhola (veja abaixo). Até mesmo a federação de futebol do país, a RFEF, declarou que compreendia a situação dos futebolistas.

Eu achei magnífica e corajosa a atitude dos atletas do Racing. Foi uma atitude digna de homens e também de profissionais, que revindicam seu o que é de seu direito de maneira legal e sem violência.

"Ah, mas jogador recebe muito dinheiro só para jogar três vezes por semana" -pode dizer algum corneteiro. Pois eu digo que ninguém tem a obrigação de trabalhar de graça e a greve (na verdade, uma paralisação) é um direito assegurado pelas leis trabalhistas. E ainda digo que os atletas fizeram tal ato justamente por terem amor à camisa, pois se não o tivessem, simplesmente pediriam demissão e processariam o clube ao invés de protestarem, algo que também consideraria muito justo diante da situação. Os jogadores, no entanto, optaram por permanecer e exigir melhorias no clube em que trabalham.

A atitude dos atletas do Racing foi heroica e deveria ser imitada por jogadores de todo o mundo, inclusive no Brasil, onde são cada vez mais frequentes as denúncias de clubes que têm dívidas com atletas, inclusive salários atrasados.

Parabéns aos jogadores do Racing de Santander pela atitude. Vocês foram homens e honraram como nunca a camisa que vestem. Que o exemplo de vocês seja seguido por jogadores de todo o mundo. E que vocês consigam melhorar a situação do clube.


Reprodução Facebook oficial Gerard Piqué-
http://www.facebook.com/3GerardPique


Reprodução Twiter de Roberto Soldado- twitter.com/R9Soldado/


Leia mais:

ESPN- Na Espanha, greve é de verdade: Racing não joga: http://espn.uol.com.br/noticia/385787_na-espanha-greve-e-de-verdade-racing-nao-joga



Nenhum comentário:

Postar um comentário