sábado, 1 de fevereiro de 2014

Adiós, Aragonés

Imagem extraída de http://www.facebook.com/LigaBBVA

Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento do treinador Luis Aragonés. Como jogador, Aragonés defendeu vários clubes da Espanha, incluindo o Real Madrid e o Atlético de Madrid. Como treinador, comandou diversos clubes de todo o país, incluindo o meu Barcelona e o Atlético.

Foi, sem dúvida, à frente da Seleção Espanhola que Aragonés viveu seu melhor momento entre 2004 e 2008. Em seu último ano à frente da Furia, o treinador conquistou o bicampeonato da Eurocopa e tirou a Espanha da fila -seu último título até então havia sido a Euro em 1964.

Aragonés mudou o estilo de futebol da Espanha. E mudou para melhor. A Espanha era conhecida como Furia justamente por jogar com muito mais raça do que técnica e talento. O técnico promoveu uma verdadeira revolução na Seleção Espanhola ao priorizar o jogo coletivo e o toque de bola. O resultado é o que podemos ver nos jogos da Espanha, agora sob o comando de seu sucessor, Vicente del Bosque, que manteve o Tiki-Taka adotado por Aragonés.

A causa da morte do treinador não foi divulgada -ele estava internado supostamente por complicações de uma leucemia, segundo uma das fontes.

Descanse em paz, Aragonés. Sua contribuição com o futebol jamais será esquecida. Nós, fãs do futebol-arte, lamentamos profundamente que você tenha nos deixado e agradecemos imensamente por todo o legado que você deixou.


Leia mais:




Nenhum comentário:

Postar um comentário