quarta-feira, 16 de abril de 2014

A Copa Não É Lugar para Testes

Imagem extraída do Facebook oficial da Internazionale- https://www.facebook.com/InterOfficialPage

Dizem que o argentino Mauro Icardi (em destaque na foto) joga muita bola. Nascido em Rosário, com passagens pelas bases de Barcelona e Sampdoria, e com apenas 21 anos, o atacante já é comparado ao conterrâneo Lionel Messi (também nascido em Rosário).

Eu acredito que Icardi seja um craque e eu bem que gostaria de vê-lo como titular da Seleção Albiceleste, mas não na Copa do Mundo de 2014.

A Copa do Mundo não é um torneio para testes. Todas as seleções preparam suas equipes em função do mundial que ocorre de quatro em quatro anos. Para se testar jovens promessas existem os torneios menores, como os campeonatos continentais (Copa América, Eurocopa, Copa Africana de Nações, ...), as Olimpíadas e a Copa das Confederações. E, claro, temos muitos e muitos amistosos.

O surgimento de talentos ocorre ao acaso e mesmo às vésperas da Copa pode surgir algum garoto bom de bola. Neymar e Ganso, por exemplo, só despontaram no primeiro semestre de 2010, quando Dunga já havia fechado um grupo para o mundial e não havia mais tempo para um teste aos então garotos na Seleção. Obvio que isso não significa que eles não merecessem estar lá na África do Sul, jogando o futebol que a meia dúzia de volantes convocados não jogou e, quem sabe, permitindo que a Canarinho tivesse um desempenho muito melhor que uma quarta-de-final.

Se Alejandro Sabella quiser convocar Icardi para a Copa, não faço absolutamente nenhuma objeção. O treinador tem vivência em campo e sabe melhor do que ninguém quem merece e quem não merece representar a Argentina no mundial. E não importa o motivo, seja por opção técnica ou meramente por falta de opções, lembrando que Messi e Agüero tiveram problemas recentes com lesões.

O que não pode acontecer é o torcedor e a imprensa "especializada" se deixarem empolgar pelo talento de um garoto à primeira vista e afirmarem que o menino já está pronto para jogar uma Copa do Mundo. Jogar um mundial é uma responsabilidade muito grande e se o garoto decepcionar, isto pode acabar com a carreira dele logo em sua estréia em copas do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário