sexta-feira, 18 de abril de 2014

Efeito Copa do Mundo

Imagem extraída do site oficial do Atlético de Madrid- http://www.clubatleticodemadrid.com/

Ontem à noite, eu estava pensando nos titulares dos quatro times semifinalistas da Champions League 2013-14 e cheguei à uma conclusão muito interessante: das quatro equipes que restaram, o Atlético de Madrid é a que menos tem jogadores que disputarão a Copa do Mundo de 2014.

No Real Madrid, apenas Gareth Bale não jogará a copa -a seleção do País de Gales não deu nem para o cheiro nas eliminatórias europeias. No Bayern, David Alaba (austríaco) e, talvez, Rafinha (lateral-direito brasileiro) não devem vir ao Brasil. E no Chelsea, John Terry (inglês, que anunciou sua aposentadoria do English Team em 2012), Branislav Ivanović (sérvio) e Petr Čech (tcheco) são certezas de que não disputarão o mundial. Todos os demais titulares das três equipes mencionadas são praticamente certos para representarem suas respectivas seleções a partir de junho deste ano.

São aqueles momentos em que os atletas ficam divididos entre o profissionalismo com os clubes que pagam os seus salários e o patriotismo que os obriga a priorizar as seleções de seus respectivos países. Todo jogador sabe que é uma grande honra jogar um mundial e a conquista de uma Copa do Mundo é o sonho máximo para qualquer profissional do futebol.

O Atlético de Madrid, por outro lado, não joga com a pressão de conquistar o título uma vez que é visto como o grande azarão dos quatro semifinalistas e o que vier já é um grande lucro. Ademais, apenas três atletas titulares são dados como certos no mundial, o goleiro Thibaut Courtois (belga), o zagueiro Diego Godín (uruguaio) e o atacante Diego Costa (brasileiro naturalizado espanhol). Miranda, Filipe Luis, Gabi e Koke talvez sejam lembrados (Cebolla Rodríguez não foi citado porque o meia uruguaio não é titular no time madrilenho, apesar de ser constantemente lembrado por Óscar Tabárez).

Os jogadores colchoneros, portanto, poderiam entrar em campo sem medo de se lesionarem nas partidas sob o risco de perderem uma vaga para o mundial. Para eles, não haveria a necessidade de se pouparem em campo com medo de algum corte na seleção.

O Atlético tem a menor responsabilidade na Champions e também é o clube menos preocupado com a Copa do Mundo de 2014, uma vez que a maioria de seus atletas não está muito preocupada com uma eventual convocação para o mundial. Tais fatores podem fazer o azarão jogar mais leve e solto em campo, surpreendendo assim os gigantes Chelsea, Real e Bayern.

Alguém aí se lembra do Ituano?

Nenhum comentário:

Postar um comentário