sábado, 26 de abril de 2014

Feliz Aniversário, Mestre!

Imagem extraída de https://www.facebook.com/JohanCruyff14

Ontem foi aniversário daquele que considero o maior treinador de todos os tempos, o Mestre Johan Cruyff.

Cruyff foi um gênio dentro e fora dos gramados, como atleta e como treinador. E continua sendo com suas análises críticas e opiniões sinceras, que são mal-interpretadas por muitos, infelizmente.

O eterno camisa 14 teve passagens brilhantes por Ajax (clube que o revelou e o homenageou com a retirada da camisa 14 após a aposentadoria do Mestre), Barcelona (onde foi nomeado presidente de honra) e pela maior Seleção Holandesa de todos os tempos, aquela de 1974 que era chamada de "Laranja Mecânica". O holandês sempre foi sinônimo de futebol-arte.


Imagem extraída de https://www.facebook.com/JohanCruyff14

Como treinador, Cruyff foi influenciado pelo seu mentor Rinus Michels (seu treinador na Oranje e no Barça) e criou a sua própria versão do Carrossel Holandês no Barcelona, em um estilo de jogo que combinava movimentação intensa e toque de bola que renderam ao time blaugrana seu primeiro título na Champions League (antiga European Cup) em 1992. Anos mais tarde, esse estilo daria origem ao Tiki-Taka de Josep Guardiola, que foi jogador de Cruyff no Barça.

Me faltam palavras para descrever a importância de Cruyff para o futebol. Fico triste que alguém tão genial quanto o Mestre não tenha a atenção merecida nos dias de hoje. Suas opiniões podem até ser consideradas duras, mas dotadas de uma verdade que os atuais dirigentes se recusam a admitir. Sempre digo que quem tem vivência em campo é quem mais entende de bola, e o Mestre provou isto ao repetir no banco de reservas todo o sucesso que teve nos gramados. E seu estilo gerou muitos adeptos que, felizmente, vem repetindo o sucesso de Cruyff e mostrando que o futebol bonito e bem jogado pode também ser eficiente.


Imagem extraída de https://www.facebook.com/JohanCruyff14

Meus parabéns, Mestre! Desejo tudo de bom e de melhor ao Senhor! Cruyff é gênio dentro e fora dos gramados! E para os que duvidam de minhas palavras, vejam no vídeo abaixo como era o Barcelona sob a batuta do Mestre.



Nenhum comentário:

Postar um comentário