terça-feira, 1 de abril de 2014

Motor Argentino

Imagem extraída do Facebook oficial do Barcelona- https://www.facebook.com/fcbarcelona

O duelo entre Atlético de Madrid e Barcelona, a ser realizado às 15:45h (horário de Brasília) no Vicente Calderón, marca o encontro de duas equipes que vêm disputando a liderança da Liga BBVA ponto a ponto. Como sempre escrevo, o time de Madrid está dando muito trabalho aos poderosos Barça e Real a despeito da discrepância financeira entre o clube Rojiblanco e os outros dois. E, claro, a história política dos dois clubes deve acirrar (infelizmente) ainda mais a rivalidade entre os dois times.

O detalhe mais interessante, contudo, é o fato dos dois times apostarem em treinadores argentinos que foram atletas da mesma geração, no final dos anos 80 e início dos 90: o ex-volante Diego Simeone, treinador do Atlético, e o ex-meia Gerardo Martino (foto).

Simeone foi revelado pelo Vélez Sarsfield. A maior parte de sua carreira, contudo, foi em clubes da Itália (Lazio e Internazionale) e da Espanha, sendo o Atlético de Madrid a instituição por onde ele passou mais tempo como jogador. O Cholo teve também muitas passagens pela Seleção Argentina, conquistando duas vezes a Copa América e uma vez a Copa das Confederações. Seu estilo, contudo, era marcado muito mais pela raça do que pela técnica e o volante era considerado até mesmo como um atleta desleal pelos seus adversários. Felizmente, seu estilo de comando é bem mais de técnica do que pegada, a despeito de seu time, por vezes, abusar do pragmatismo.

Martino foi revelado pelo Newell's Old Boys, clube por onde ele jogou durante praticamente toda a sua carreira. Tata tem o currículo bem mais modesto que o compatriota, mas seu grande mentor foi Marcelo "El Loco" Bielsa, seu treinador no Newell's e grande influência de Martino em seu estilo de direção. Tata foi convocado uma única vez pra a Albiceleste, em 1991.

Quem leva a melhor? Em outro post, eu palpitei que o Barcelona seguiria às semifinais, mas o Atlético tem futebol para encarar o Barça de frente. Gabi, Koke, Diego Ribas, Turan e Villa sabem jogar com a bola no chão e podem diminuir o percentual da posse de bola catalã.


TEMPORADA 2013/14. UEFA Champions League. Rueda de prensa Simeone
Imagem extraída do site oficial do Atlético de Madrid- http://www.clubatleticodemadrid.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário