quarta-feira, 23 de abril de 2014

Unfair Play Financeiro?

Imagem extraída de https://www.facebook.com/BotafogoOficial

Caí de costas quando soube que o Botafogo está prestes a completar três meses de salários atrasados. Eu havia lido matérias a respeito de tal assunto durante o ano passado e acreditei que o clube tivesse resolvido o problema, ainda mais levando-se em conta que o Fogão foi um dos clubes que mais contratou na temporada.

O Botafogo trouxe muitos atletas para a disputa da Libertadores. Vieram Bolatti (foto), Jorge Wagner, Rodrigo Souto, Ferreyra, Airton, Júnior César e Zeballos. Após a eliminação da competição continental, o Fogo ainda contratou o técnico Vágner Mancini e o atacante Emerson Sheik. Diante dos fatos apresentados, pensamos que se o clube tivesse recursos para contratar e também para manter os salários dos atletas.

Já escrevi em outros posts que o Fogão errou já no começo da temporada ao perder o treinador Oswaldo de Oliveira (hoje no Santos) e o volante Clarence Seedorf (aposentado e hoje técnico do Milan). Os dois haviam sido fundamentais para o retorno do Glorioso à Libertadores após quase vinte anos de ausência. Perder o comandante e o capitão prejudica a equipe, que perde dois de seus alicerces e precisa começar tudo do zero, até que os novos líderes conquistem a confiança do elenco.

Se os atletas não recebem há três meses, significa que estavam jogando o Campeonato Carioca e a Libertadores de graça. Não à toa, o rendimento da equipe caiu. Se os jogadores tiverem feito corpo mole nas partidas em que o Fogão foi eliminado, digo que estavam cobertos de razão, afinal ninguém merece trabalhar de graça, independente do valor do salário. Em uma situação como essa, seria justo até mesmo os jogadores cruzarem os braços e se recusarem a entrar em campo, afinal que eu saiba todo funcionário pode fazer greve se os seus direitos trabalhistas não estiverem sendo respeitados.

E como o clube contrata mais jogadores se não tem condições de arcar com os salários e ainda disputa uma competição do nível de Libertadores nessas condições? Lá na Europa, clubes que gastam mais do que arrecadam são punidos até mesmo com perda de títulos e suspensão de campeonatos.

Palpitei que o Fogão passaria o Brasileirão aspirando no máximo a uma vaga na Sulamericana, mas nas condições em que se encontra, é capaz até mesmo de voltar à Série B no final do ano.



Imagem extraída de https://www.facebook.com/BotafogoOficial

Leia mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário