segunda-feira, 28 de abril de 2014

Um Futebolista com (Muito) Conteúdo

Imagem extraída do Facebook oficial do Beşiktaş- https://www.facebook.com/Besiktas

Estou ansioso para escrever uma resenha em homenagem ao treinador e ex-zagueiro Slaven Bilić (foto), mas como ele não é muito conhecido no Ocidente, fica muito difícil encontrar material em português, inglês ou espanhol a respeito do técnico. Quem sabe se eu conseguir me aprimorar no idioma croata...

Bilić foi zagueiro e esteve presente na estreia da Seleção Croata em Copas do Mundo no ano de 1998. Na ocasião, os enxadrezados surpreenderam o planeta e conquistaram um ótimo terceiro lugar, superando seleções de muito mais tradição, como a Alemanha e a Holanda. Com um pouco mais de sorte, poderiam até mesmo ter feito a final contra o Brasil, mas pouco poderiam fazer ante a França, empurrada por sua torcida e contando com um elenco magnífico (Thierry Henry, Zidane, Blanc, Petit, Pirès, ...).

Minha admiração por Bilić, contudo, começou em 2012, quando tive o prazer de acompanhar a atual geração da Croácia comandada por ele durante a Eurocopa daquele ano. O futebol era bem executado, com passes, movimentação e coletividade. O comandante ganhou definitivamente o meu respeito quando fez duras críticas ao seu próprio torcedor, que entoou cânticos racistas contra o atacante Mario Balotelli. Bilić chegou a considerar esses torcedores como "estúpidos".

Bilić também tem algumas semelhanças com um grande gênio da bola, o finado Doutor Sócrates. Ambos têm diplomas de nível superior (Sócrates era médico enquanto Bilić é formado em direito) e os dois são admiradores do socialismo. O nível cultural do croata ainda surpreende pelo fato do ex-zagueiro falar fluentemente quatro idiomas -croata, italiano, inglês e alemão- e pelo fato do treinador ser guitarrista da banda Rawbau. Não sei o quanto Bilić foi influente na política de seu país, algo que Sócrates foi, mas não acho um exagero comparar seu nível intelectual com o do nosso Doutor da Bola.

Apenas lamento que Bilić não virá ao Brasil em junho. O ex-zagueiro deixou a Seleção Croata ainda em 2012 após a Euro daquele ano e o nível técnico do time caiu um pouco desde então, com mais força e raça do que técnica e talento. Hoje, Slaven está à frente do Beşiktaş na Turquia, equipe que comanda desde 2013. Que o seu nível cultural e intelectual seja bem aproveitado pelo clube.

Slaven Bilić pode não ter sido o craque candidato aos troféus, mas ele é um pensador dotado de rara capacidade intelectual e cultural, algo que faz muita falta ao futebol. Um futebolista com (muito) conteúdo.


Imagem extraída do Facebook oficial do Beşiktaş- https://www.facebook.com/Besiktas

Nenhum comentário:

Postar um comentário