terça-feira, 22 de abril de 2014

Jogo das Incertezas

Imagem extraída do Facebook oficial do Atlético de Madrid- https://www.facebook.com/AtleticodeMadrid

Faz quase dois anos que Atlético de Madrid e Chelsea se encontraram em partida válida pela Supercopa da UEFA. Os Blues haviam conquistado a Champions League 2011-12, perderam Drogba para o futebol chinês e contrataram Oscar e Hazard. Os Colchoneros vieram de uma temporada de recuperação ao superarem uma grave crise, conquistaram a Europa League 2011-12, mas haviam perdido o meia Diego Ribas para o Wolfsburg.

Há dois anos atrás, o modesto Atlético surpreendeu o milionário Chelsea ao enviar a campo um time no 4-1-4-1 com Gabi alternando as funções de marcador e armador. A linha de quatro meias no campo ofensivo tirou o espaço dos contra-ataques ingleses e a equipe de Simeone teve todo o espaço para trocar passes. O Chelsea passou o jogo inteiro acuado e correndo atrás da bola. Foi um belo 4x1 para o time Rojiblanco, que conquistou a minha simpatia após aquele grande feito. Foi uma das partidas mais divertidas da minha vida.


Em 2012, a linha no meio-de-campo do Atlético encurralou o Chelsea,
tirou os espaços da equipe azul e os Rojiblancos fizeram o que
bem entendessem em campo (imagem obtida via this11.com)

Hoje, tanto Chelsea quanto Atlético são times totalmente diferentes a despeito dos elencos terem mantido a maioria de seus jogadores daquela época. O Atlético perdeu Falcao García (substituído por Diego Costa e, eventualmente, David Villa) e o Chelsea perdeu Juan Mata (substituído por Willian). Os Blues também estão de treinador novo, o português José Mourinho.

O desempenho dos times surpreende, com o Atlético líder do Campeonato Espanhol à frente dos todo-poderosos Barcelona e Real Madrid e os Colchoneros ainda estão invictos na Champions sem nenhuma derrota na competição. O Chelsea, apesar de todo o poderio técnico e financeiro, está na segunda posição da Premier League cinco pontos atrás do Liverpool (que vem de muitas crises em temporadas anteriores) e chegou a tropeçar diante do modesto Basel da Suíça na Champions.

Eu palpitei que o Chelsea iria às finais da Champions por ter mais time e um título na competição, mas os desempenhos recentes dos dois times tornam a partida totalmente aberta. Ademais, temos uma equipe que carrega a responsabilidade de corresponder à fama criada e aos milhões investidos em seu elenco, enquanto a outra não tem nada a perder por ser considerada uma "azarona".

A partida será transmitida pelo canal Esporte Interativo, a partir das 15:45h (horário de Brasília) no Vicente Calderón. O Chelsea confirma o favoritismo, ou a zebra Rojiblanca faz mais uma vítima?

Nenhum comentário:

Postar um comentário