domingo, 13 de abril de 2014

Cuidado com os Pequenos!

Imagem extraída de https://www.facebook.com/ItuanoFC

Os tropeços de São Paulo, Santos, Palmeiras e Corinthians diante de equipes pequenas durante o Campeonato Paulista 2014 evidenciaram que os grandes times precisam rever alguns conceitos.

Na segunda-feira, fui questionado por um colega o porquê do Santos ter sido derrotado pelo humilde Ituano.

Minha resposta: "Nós somos muito mais propensos a tropeçar em pedras pequenas do que em grandes. Nós raramente damos importância a pedras pequenas e muitas vezes nem notamos sua presença. E é por isso mesmo que a tendência é tropeçarmos em pedras diminutas".

As grandes equipes, portanto, erram ao subestimarem os times pequenos. É claro que as equipes do interior paulista não dispõe de recursos financeiros ou de grandes astros em seus elencos -algumas respeitam em demasia seus adversários diante de tal cenário.

Os grandes, no entanto, ou atuam de maneira imprudente oferecendo espaço para os contra-ataques adversários, ou jogam de maneira muito recuada e, consequentemente, oferecem  campo para o rival criar suas jogadas. O Santos perdeu para o Ituano porque cometeu o primeiro erro, enquanto o Palmeiras foi eliminado pelo mesmo rival cometendo o segundo.

Obviamente, não estou afirmando que as equipes grandes devem atuar de maneira covarde diante de adversários pequenos, mas devem jogar com seriedade e objetividade. Ficar com a bola para não deixar o adversário jogar, executar a marcação com prudência e atuar com inteligência.

Fez um gol? Aproveita que o adversário está acusando o golpe e enche a sacola dele com mais. Isso irá abalar o rival psicologicamente e ainda intimida o próximo adversário. Vejam se o Barcelona ou o Bayern dão moleza para os rivais. Nem mesmo em partidas amistosas. É uma forma dos clubes europeus imporem respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário