quarta-feira, 9 de abril de 2014

O Pouco Pode Ser Muito

Imagem extraída do Facebook oficial de Nicolas Anelka- https://www.facebook.com/nicolasanelka

A notícia da contratação do atacante Nicolas Anelka (foto) pelo Atlético Mineiro agitou o mundo esportivo. O jogador francês de 35 anos passou por clubes de toda a Europa (destaque para PSG, Arsenal, Chelsea e Real Madrid) e jogou a Copa de 2010 pelos Bleus.

A veiculação da notícia soaria como um grande absurdo há anos atrás, mas tornou-se plausível após as vindas do volante holandês Clarence Seedorf para o Botafogo em 2012 e do atacante francês David Trezeguet para o River Plate da Argentina no mesmo ano.

Anelka estava sem clube. Suas últimas atuações até então foram pelo modesto Wesb Bromwich Albion da Inglaterra. O francês rescindiu seu contrato após uma polêmica do atacante, que teria feito um gesto anti-semita na ocasião.

Segundo o lateral Álvaro Pereira, Anelka aceitou a oferta do Atlético-MG atraído pelo bom nível do futebol brasileiro.

Foi impossível não me lembrar da vinda de Seedorf para o Brasil quando Alexandre Kalil (presidente do Atlético) anunciou a contratação de Anelka. Eu mesmo fui contra a contratação do holandês, que estava em decadência na Europa. Para a minha surpresa, o futebol do volante, que era considerado ultrapassado para os padrões europeus, fez toda a diferença no Glorioso e o time da Estrela Solitária voltou à Libertadores após quase vinte anos de ausência.

Penso que o futebol de Anelka possa ter o mesmo efeito que o de Seedorf. Aos 35 anos e já se preparando para deixar os gramados, o atacante francês não joga mais o futebol que o consagrou no Real ou no Chelsea. Mas a sua experiência e a sua bagagem podem ser o grande diferencial ao árido futebol brasileiro, onde o físico é mais valorizado em detrimento à técnica. Aí, aparece algum veterano com visão de jogo e que sabe tratar bem uma bola (Alex Cabeção, Zé Roberto, Seedorf, Juninho Pernambucano, ...) e esse "velhinho" acaba fazendo toda a diferença em campo ao pensar o jogo, algo que brucutus são incapazes de fazer.

Se Anelka vai fazer sucesso no Galo ou não, só o tempo vai dizer. Mas vendo o bom desempenho recente dos veteranos em meio aos brucutus, não custa acreditar no futebol do francês.

O pouco que ele jogar pode ser muito nos gramados brasileiros.


Leia mais:

Globo Esporte- Kalil anuncia contratação de Anelka em rede social: 'É do Galo': http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2014/04/kalil-anuncia-contratacao-de-anelka-em-rede-social.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário