sexta-feira, 25 de abril de 2014

Para Sempre Tito

Imagem extraída do Facebook oficial do Barcelona- https://www.facebook.com/fcbarcelona

Foi com grande tristeza que recebi a notícia de que o ex-treinador do meu Barcelona, Tito Vilanova (foto) perdeu sua luta contra o câncer. O técnico estava hospitalizado com problemas gástricos em decorrência de complicações geradas pelo tumor na paratireóide, que havia sido diagnosticado em 2013.

O treinador, que foi auxiliar técnico de Pep Guardiola entre 2007 e 2012, precisou se afastar duas vezes do cargo para se tratar da doença, uma em meio a temporada 2012-13 quando foi substituído pelo seu auxiliar Jordi Roura, e outra ao final da mesma temporada quando se afastou em definitivo da função.

Durou pouco menos de uma temporada a passagem de Tito à frente do Barcelona, time que ele defendeu como jogador durante os anos 80 e depois viria a comandar quase trinta anos depois. Foi uma passagem curta, marcada pelo dilema de manter a filosofia do jogo bonito com a necessidade de se reinventar ante os adversários retranqueiros. Tito e Jordi encararam a missão e fizeram uma grande campanha em 2012-13, conquistando a Liga BBVA e chagando às semifinais da Champions League e da Copa del Rey.


Imagem extraída do Facebook oficial do Barcelona- https://www.facebook.com/fcbarcelona

Eu estava feliz com o retorno de Tito em meados de 2013. Ele e o lateral Abidal estavam travando duras lutas contra o câncer e receberam uma homenagem emocionante do clube quando voltaram ao trabalho. Digo isso porque como farmacêutico conheço a maneira como o câncer é terrível e perdi muitos parentes e conhecidos para a doença.

Ah, Tito, como queria te ver curado dessa maldita doença que consome milhares de vidas a cada ano e desafia a ciência por ter múltiplas causas possíveis. Como eu queria ver você de volta ao clube que te revelou, erguendo muitas taças, repetindo ou até mesmo superando o sucesso de seu antecessor e, quem sabe, iniciando um novo ciclo vitorioso no Barça.

Sua curta carreira como treinador deixa como lembrança o troféu do Campeonato Espanhol 2012-13 e a certeza de que vale a pena, sim, acreditar no futebol bonito mesmo após uma temporada marcada pelas derrotas diante daquelas equipes covardes que só sabem se defender e fazer faltas.

Já disse aquela sua famosa frase erradamente atribuída a Fernando Pessoa, "O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem". Tito ficará para sempre na lembrança do torcedor catalão, seja pela sua filosofia de jogo, seja por sua luta contra o câncer até o final.

Obrigado, Tito Vilanova. Desfrute de seu merecido descanso após tantas lutas em sua vida.


Imagem extraída do Facebook oficial do Barcelona- https://www.facebook.com/fcbarcelona

Nenhum comentário:

Postar um comentário