segunda-feira, 22 de julho de 2013

Como Sobreviver às Provas na Graduação

Querido leitor e leitora.

Como escrevi em nosso reencontro, meu blog FarmaFootball não vai mais abordar apenas o lado Football do diário, como também permitirá que o lado Farma tenha espaço neste diário virtual. E por que não falar de algo que tanto atormenta o estudante, seja ele de ensino fundamental, médio ou superior?

Vou ser bastante sincero: não acredito que as provas aplicadas a alunos sejam a melhor maneira de avaliar se o estudante assimilou ou não o conteúdo ministrado em aula. Motivos? Primeiro porque as provas avaliam muito mais a memória do que o raciocínio, e eu acredito que os melhores alunos não são necessariamente os que memorizam conteúdo, mas sim os que sabem utilizar esse conteúdo para acrescentar novos conhecimentos. Segundo porque isso obriga o aluno a estudar objetivando obter boas notas na avaliação e não para adquirir um conhecimento que ele utilizará em sua vida profissional e pessoal. E, por fim, as provas, a meu ver, não ajudam o graduando a criar senso crítico.

As provas, no entanto, ainda são a forma de avaliação preferencial dos professores para avaliar se o estudante assimilou ou não o conteúdo ensinado em aula por ser um método de avaliação menos susceptível a fraudes.

Alguns destes métodos foram fruto de minha experiência pessoal (eu fui um aluno apenas razoável, que fique claro) e outros através de observação. Não garanto notas elevadas nos testes, mas as minhas notas melhoraram sensivelmente depois que adotei os métodos 1 e 2 da lista abaixo.

1- O QUE VALE É O QUE FOI DADO EM AULA: os professores sugerem uma bibliografia para que o aluno possa estudar, mas os docentes são também pesquisadores e autores de livros ou artigos científicos. Muitos deles, portanto, têm seus próprios pontos de vista baseados nos resultados que obtiveram em seus trabalhos e essas convicções sempre tem influência no conteúdo que é ministrado em aula, por menor que ela seja. É importante, portanto, saber o que o professor ministrou em aula para saber que tipo de resposta ele espera em prova.

2- SAIBA COMO O PROFESSOR VAI AVALIAR VOCÊ: além das aulas, é importante saber como será a prova aplicada pelo docente. Tente resolver os exercícios que o professor oferece e não deixe de tirar suas dúvidas com ele. Além disso, converse com o professor se ele prefere respostas mais sucintas ou se ele prefere que você explane todo o seu conhecimento na avaliação. Ah! E pergunte aos seus "veteranos" sobre o professor e suas provas.

3- ESTUDE AOS POUCOS: exceto nos dias de folga ou feriados, dê uma lida em seus livros e anotações todos os dias. Não é necessário ler com afinco, pois o objetivo desta leitura não é aprender e sim fixar o conteúdo das matérias. Na hora em que você tiver de estudar pra valer, você já estará familiarizado com o conteúdo.

4- ÚLTIMA HORA: cuidado se você costuma estudar de última hora, pois os professores costumam marcar todas as provas para a mesma época e você corre o risco de ficar sobrecarregado nos estudos. Além disso, você terá a pressão para obter muitos resultados em pouco tempo e essa ansiedade pode pôr tudo a perder.

5- O QUE VALE A PENA?: aqui, uma questão filosófica: você prefere perder os seus dias de folga para descansar nas férias, ou se divertir nos dias de folga e, possivelmente, ter de perder as férias para estudar para as recuperações? De qualquer forma, você vai ter de abrir mão ou de alguns fins de semana ou das férias.

6- ESCREVA: jamais deixe uma questão de prova em branco. Uma resposta errada e uma resposta em branco terão a mesma nota, portanto sempre vale a pena arriscar.

7- TRANCAMENTO: se você concluir que, por algum motivo, não irá conseguir ser aprovado em alguma disciplina, considere o trancamento desta. É muito melhor do que ganhar uma reprovação em seu currículo.

8- APRENDA COM OS ERROS: recuperações ou reprovações não são o fim do mundo. Eu conheço dezenas de pessoas que acumularam falhas e hoje são excelentes profissionais. Posso estar errado, mas acredito que as derrotas que tiveram na academia contribuíram com seu crescimento e amadurecimento pessoal e profissional.

9- DIVIRTA-SE!: pode parecer contraditório com o que eu escrevi no item 5, mas é importante que o aluno faça interrupções periódicas em seus estudos para ter uma vida social ou dedicar-se a algo que lhe ofereça algum prazer. Isso irá relaxar o estudante além de ajudá-lo a "digerir" toda a matéria. Você deve ter lido naquele seu livro de auto-ajuda preferido que uma mente obstinada dificilmente consegue consegue resultados produtivos. Esta eu posso confirmar por experiencia própria, pois quando eu deixei de escrever neste blog, meus outros projetos pessoais desandaram.

Lembre-se: o que eu escrevi aqui só é útil em provas de faculdade, escola ou colégio, não valem, portanto, para concursos públicos de nenhuma natureza incluindo vestibulares. E as dicas que eu explanei aqui são para evitar as notas baixas, e não para tirar 10 na prova, OK?

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