quarta-feira, 10 de julho de 2013

Olimpia, Não!

Independente do Newell's Old Boys ou do Atlético Mineiro se classificarem, vou torcer para que o vencedor do jogo de hoje derrote o Olimpia na final da Libertadores.

Minha torcida foi para que o Santa Fé se classificasse e fizesse a final contra argentinos ou brasileiros. Não que os colombianos jogassem um primor de futebol, mas apresentavam uma proposta de jogo ofensivo e de pressionar o adversário do começo ao final.

O Olimpia, por sua vez, não quis jogo. Colocou um esquema de cinco defensores e ficou amarrando o jogo. Isso lá é maneira de jogar futebol? Pode ter certeza que Paulo Cézar Caju e o Mestre Cruyff iriam concordar comigo. Os paraguaios perderam por 1x0, mas mereciam ter levado bem mais gols.

A sensação que se tem é a de que o Paraguai não tem jogadores de bola. Não que isso seja verdade, mas a maneira como o Olimpia jogou ontem passa essa impressão. Tal argumento ganha força quando lembramo-nos da Seleção Paraguaia, que chegou às finais da Copa América em 2011 sem vencer uma única partida sequer. Os paraguaios, na ocasião, obtiveram cinco empates e uma derrota para o Uruguai na final. Uma grande tristeza, pois o Paraguai já revelou muitos grandes jogadores.

Seja quem for o vencedor do jogo de hoje, aceito a proposta de ambos. O Atlético, pelo jogo intenso e vertical, ou o Newell's, pelo jogo um pouco mais horizontal e cadenciado. Ambos jogam bola e saem para o jogo, ao invés de esperarem um erro do adversário. Ver uma equipe como o Olimpia se sagrando campeã é uma grande afronta ao futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário