sexta-feira, 26 de julho de 2013

Vida Longa ao Claudinei

Estou muito satisfeito com o trabalho do treinador interino do Santos, Claudinei Oliveira. O técnico resgatou um dos pilares para o sucesso do Peixe nos áureos tempos de Robinho e também na geração de Neymar, que é o uso das categorias de base.

O Santos tem uma base talentosa mas, por algum motivo fora da minha compreensão, os treinadores anteriores ofereciam poucas oportunidades para a garotada mostrar serviço.

Sou um defensor ferrenho das categorias de base de um clube e ainda digo: se o clube forma atletas para não utilizar, então que não haja divisões de base. Economiza-se espaço, tempo e investimento financeiro.

O Santos, obviamente, ainda não está em sua forma ideal. O Peixe passa por uma fase de transição de gerações e o time ainda está buscando uma nova maneira de jogar com as mudanças. Acredito que o time praiano ainda irá passar por muitos altos e baixos neste ano em decorrência das mudanças e também por causa da juventude do elenco, que irá ganhar maturidade e experiência no decorrer do campeonato. Será apenas uma fase.

Gostaria de pedir ao treinador Claudinei uma maneira de encaixar o meia Patito Rodríguez no elenco: ele é esforçado e tem potencial para crescer e evoluir no time junto com os garotos da base. Também espero que o treinador não torne o time dependente em demasia de um único jogador, como aconteceu nos tempos de Neymar: faça a equipe jogar coletivamente e permita que todos no elenco tenham chances na medida do possível.

Boa sorte, Claudinei! Você e o Santos merecem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário