sábado, 20 de julho de 2013

Quem Vai Treinar o Barcelona?

Tito Vilanova, infelizmente, não é mais treinador do Barcelona. O técnico deixou o cargo para realizar o tratamento contra o câncer na glândula parótida. Com isso, o clube catalão está em busca de um novo treinador -algumas fontes afirmam que o Barça irá anunciar o novo técnico na próxima segunda-feira.

A questão é: quem teria o perfil para ser treinador do Barcelona? O clube tem uma filosofia muito clara de trabalho, com investimento maciço em categorias de base e jogo estritamente coletivo. Seria interessante, ainda, que o treinador tivesse forte identificação com a entidade.

O primeiro que eu gostaria de ver dirigindo o Barça é o Mestre Johan Cruyff, mentor de Josep Guardiola e criador do Tiki-Taka. O Mestre, no entanto, não voltará ao clube catalão devido a desavenças com os dirigentes. Uma pena, pois ele preenche os três requisitos além de ser um grande admirador do futebol-arte.

Outros dois nomes que me agradam são o do "Mágico" Jürgen Klopp (treinador do Borussia Dortmund) e do "Loco" Marcelo Bielsa (ex-treinador do Athletic Bilbao, atualmente sem clube). O "Mágico" me agrada por adotar um estilo de futebol leve, veloz e com a bola rolando no gramado, características que cairiam como uma luva em um time de atletas baixinhos como o Barça. Bielsa, por sua vez, é um estrategista nato e coloca os seus times para trocar passes. O argentino, portanto, não teria dificuldades em implantar seu estilo na equipe blaugrana.

A imprensa ventilou os nomes de Luis Enrique (que teve passagem pelo clube como atleta e treinador das categorias de base, atualmente treina o Celta de Vigo) e Gerardo Martino (treinador do Newell's Old Boys). Nomes interessantes. Seriam, portanto, duas apostas.

Não será nenhuma surpresa, no entanto, se o Barcelona anunciar algum ex-atleta contemporâneo de Guardiola (Michael Laudrup, Hristo Stoichkov, Ronald Koeman, ...) ou mesmo efetivar um treinador das categorias de base. O próprio Guardiola foi uma aposta do Barcelona ao ser efetivado do time B à equipe principal.

Independente do treinador que vier, peço um grande favor: não altere o elegante estilo de jogo do Barcelona em prol dos resultados. O Barça é muito maior do que qualquer troféu. O Barça é més que un club!

Nenhum comentário:

Postar um comentário