quarta-feira, 31 de julho de 2013

Fim de Férias

Todo fim de julho é marcado por muita tristeza devido ao término das férias de inverno.

Você provavelmente ainda estará com a cabeça em seus dias de folga, da mesma forma que os atletas sempre se apresentam fora de ritmo durante a pré-temporada.

Os graduandos, infelizmente, não têm direito a uma pré-temporada para ganhar ritmo. O estudante precisa, portanto, voltar à realidade o quanto antes. Aproveite que a matéria oferecida inicialmente será apenas uma introdução e vá entrando no "clima". Verifique de que maneira você absorve melhor o conteúdo ministrado -ouvindo, anotando, visualizando, ...- e invista nisso.

O sono é outro inimigo das aulas. Para os que não estão trabalhando, o grande desafio é voltar a dormir e acordar cedo após passar todo o mês de julho se esbaldando. Para os que trabalham, o desafio é voltar a assistir àquelas aulas noturnas com a sala escura e enfrentar a irresistível tentação de dormir. Alguns estimulantes podem ajudar -café, refrigerantes à base de cola, energéticos, ...- mas sem exageros. Para os que precisam enfrentar a aula à noite, procure não exagerar no jantar e fazer um lanche leve antes de ir para a faculdade. Leve um refrigerante ou uma água gelada para tomar durante as aulas: isso vai ajudá-lo a ficar acordado. Para não dormir nas aulas, eu procurava anotar tudo o que o professor dizia. Era uma maneira de eu aprender e, ao mesmo tempo, me manter atento à disciplina.

O estudo deve ser retomado lentamente. Não adianta nada você cair matando nos livros e cadernos: você vai passar nervoso na primeira leitura. É como o atleta que acabou de voltar de férias e tenta jogar os 90 minutos sem fazer os treinos e a pré-temporada. Comece estudando aos poucos. Se possível, reveja as matérias do semestre anterior, afinal a sequencia das disciplinas oferecidas não é por acaso e o que foi ensinado anteriormente servirá de base para o que você  vai aprender agora.

Planeje o seu semestre. Todas as disciplinas que você vai frequentar são importantes, mas as que possuem maior carga horária sempre merecem atenção maior, principalmente porque estas costumam ser pré-requisitos para outras matérias. Marque as datas de provas e entrega de trabalhos em sua agenda. Dessa forma, você pode programar melhor o seu estudo e, ao mesmo tempo, encontrar tempo para realizar outras atividades ou mesmo se divertir. E, convenhamos: você, graduando, MERECE se divertir!

Verifique, por fim, se você realmente vai dar conta de toda a carga horária. Se perceber que, por algum motivo, você não vai dar conta de toda a matéria, considere o trancamento de algumas destas. É muito melhor adiar algumas aulas do que ganhar uma reprovação no seu boletim e, ainda por cima, ter de fazer uma disciplina duas vezes.

Um excelente semestre para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário